Vacinação contra Influenza A começa hoje no Acre

Nesta primeira etapa, profissionais de saúde e indígenas que vivem em aldeias serão imunizados

1267816940_vacinacao_gripe_a_foto_angasdasela_peres_08.jpg

Vacinação gripe 08 é pra dentro. Legenda – Nesta primeira etapa, profissionais da área de saúde e indígenas que vivem nas aldeias são público-alvo (Foto: Angela Peres/Secom)

Começa hoje a primeira etapa da vacinação contra a gripe Influenza A. Com meta de vacinar 80% do total de 352.780 pessoas que se enquadram nos cinco grupos previstos, a Secretaria de Saúde inicia campanha imunizando os profissionais de saúde do Estado e indígenas que ainda residem em aldeias. As vacinas foram distribuídas a todas as unidades de saúde do Estado que possuem salas de imunização. Neste primeiro período, que vai até 19 de março, serão aplicadas 27 mil doses.

A segunda etapa acontece de 22 de março a 2 de abril e é destinada à vacinação de gestantes (em qualquer idade gestacional), portadores de doenças crônicas com menos de 60 anos, e crianças com idade entre seis meses e menos de dois anos que devem ser vacinadas em duas etapas: a primeira dose deve ser dada no período entre 22 de março a 2 de abril, e a segunda dose de 26 de abril a 7 de maio.

A terceira etapa da campanha tem como público alvo a população entre 20 e 29 anos, que devem procurar as unidades de saúde entre os dias 5 e 23 de abril. De 24 de abril a 7 de maio, durante a quarta etapa serão vacinadas as pessoas com mais de 60 anos com doenças crônicas, e novamente para a segunda dose as crianças de seis meses a menos de dois anos.

Na última etapa, deve ser imunizada a população de 30 a 39 anos, entre os dias 10 e 21 de maio. Todas as pessoas dos grupos indicados devem comparecer às unidades de saúde com a carteirinha de vacinação e com documentos de identificação.

O secretário de Saúde, Osvaldo Leal, lembra que a única contraindicação é para pessoas com histórico de alergia à proteína do ovo de galinha. Até agora foram aplicadas 80 milhões de doses da vacina contra a Influenza A no hemisfério Norte e não há relatos importantes de reação alérgica específica.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter