Vacinação contra Influenza alcança mais de 80% do público idoso em Cruzeiro do Sul

Iniciada há apenas duas semanas, a campanha nacional de vacinação contra a gripe Influenza já atendeu 84,83% de idosos no município de Cruzeiro do Sul. Em tempos de pandemia em que a preocupação é evitar aglomerações, além das unidades básicas de saúde, a vacina também foi disponibilizada em dois pontos estratégicos da cidade, possibilitando que idosos fossem vacinados dentro do veículo.

Vacinação contra a gripe Influenza já atendeu 84,83% de idosos no município de Cruzeiro do Sul Foto: Marcos Vicentti/Secom

A vacinação é essencial para prevenir e evitar infecções graves, complicações, hospitalizações e mortes decorrentes de gripes virais como H1N1 e H3N2. Especialmente em idosos, a prevenção é importante pois de forma natural o sistema imunológico dessas pessoas entra em declínio, deixando-as vulneráveis ao desenvolvimento de complicações como pneumonia bacteriana, além dos agravos em condições crônicas como diabetes, insuficiência cardíaca e renal, doença pulmonar e obstrutiva crônica.

Imunização é essencial para prevenir e evitar infecções graves, complicações, hospitalizações e mortes decorrentes de gripes virais Foto: Marcos Vicentti/Secom

É muito importante que as pessoas do grupo de risco se vacinem, pois as gripes Influenza são tão graves e letais quanto o coronavírus, só que diferente dessa nova realidade, elas têm vacina e estão disponíveis nos postos de saúde gratuitamente. Quando eu tenho pessoas imunizadas, eu tenho pessoas saudáveis, o que desocupa as filas para tratamentos em hospitais”, explicou a chefe de imunização, Renata Quiles.

Outro grupo de risco que fez parte do público-alvo da campanha foram os profissionais da área da saúde. Em Cruzeiro do Sul, a cobertura vacinal desse grupo alcançou os 97,79%. Esses profissionais lidam diariamente com doenças virais e, estando na linha de frente em hospitais, precisam estar imunizados.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter