Vacinação contra gripe é prorrogada por tempo indeterminado

Visando alcançar a meta de 80% dos grupos prioritários na vacinação contra gripe, o Ministério da Saúde (MS) prorrogou campanha nacional de vacinação por tempo indeterminado. As doses estão sendo oferecidas em postos e unidades de saúde na capital e no interior do Estado.

A vacina é ofertada a grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias ( Foto: Arquivo Secom)
Vacina é ofertada a grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias (Foto: Arquivo Secom)

O público alvo para tomar a vacina são: crianças entre seis meses de idade e cinco anos, gestantes, idosos acima de 60 anos, doentes crônicos, profissionais da saúde e mulheres que deram à luz há 45 dias.

No Acre foram aplicadas até o último dia 12 (data do encerramento da campanha) mais de 50 mil doses em todo o público alvo, o que corresponde a 31,9% de cobertura vacinal em todo o Estado.

“As pessoas que fazem parte desse grupo e ainda não tomaram a vacina contra gripe, procurem a unidade de saúde mais próxima, para serem vacinadas. Para alcançarmos a cobertura, precisamos que todos estejam conscientes sobre a importância da vacina e compareçam aos postos para ficarem imunizados”, declarou a gerente da Vigilância Epidemiológica da Sesacre, Alissandra Santos.

Alissandra ressalta que, para garantir que as doses chegassem à população, o governo do Estado, em parceria com as prefeituras, disponibilizou 325 postos fixos e móveis de vacinação, além de 188 veículos de transporte, como carros, motos e barcos. Além disso, mais de 1,6 mil profissionais trabalham durante os dias de campanha.

Indicações da vacina

A vacina é ofertada a grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ela é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, mortes. Estudos demonstram que a vacinação contribui para a redução de 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% de mortalidade por complicações da influenza.

Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e induração. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos passam, na maioria das vezes, em 48 horas.  A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter