Vacina no combate à Covid-19 chega em Santa Rosa do Purus

As vacinas que devem ajudar no combate ao coronavírus no Acre também chegaram a Santa Rosa do Purus, distante 298 km a noroeste da capital Rio Branco, na manhã desta quarta-feira, 20. O voo que levou as doses da Coronavac foi realizado pelo avião particular do governador Gladson Cameli, que colocou o veículo à disposição do Estado para ajudar no transporte e ações em saúde neste período de pandemia.

O voo que levou as doses da Coronavac foi realizado pelo avião particular do governador Gladson Cameli, que colocou o veículo à disposição do Estado Fotos: Odair Leal/Secom

No total, 3.100 doses do imunizante foram destinadas ao município, que, assim como os demais, destinará a vacina, neste primeiro momento, exclusivamente a profissionais da área da saúde, idosos e grupos indígenas. A solenidade com o ato simbólico de vacinação foi realizada no Centro de Saúde Paulo Alcione Marques e teve a participação do governador Gladson Cameli; do vice-governador Major Rocha; do prefeito do município, José Altamir de Sá; do representante da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga; e do secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene.

3.100 doses do imunizante foram destinadas ao município, que, assim como os demais, destinará a vacina, neste primeiro momento, exclusivamente a profissionais da área da saúde, idosos e grupos indígenas. Fotos: Odair Leal/Secom

“Vim primeiro agradecer a todos os colaboradores que estão na linha de frente no combate ao coronavírus, servidores da Saúde, Vigilância Sanitária e trabalhadores da Segurança, e também trazer as boas novas de que Santa Rosa será o município que mais vai receber vacinas, proporcionalmente falando, pela quantidade de habitantes indígenas. Trouxemos a primeira remessa; hoje e essa semana ainda chegam as demais para vacinar os que têm prioridade. As coisas vão melhorar, tenha a certeza disso, mas para a vacina é só um reforço, vamos precisar redobrar os cuidados pra poder vencer esse vírus”, destacou Gladson Cameli.

Quem foram os primeiros a receber a vacina

Helia Oliveira Prado Kaxinawá, 38 anos, moradora do bairro Centro e representante dos profissionais de saúde da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) foi a primeira a ser vacinada no município. Na sua família, 14 pessoas foram infectadas pela doença e um dos matriarcas acabou falecendo.
Francisca Mourão Marques, de 62 anos, moradora da região central e representante dos profissionais de saúde, com 26 anos a serviço do município. Na família duas pessoas foram afetadas pelo coronavírus, mas sem óbitos.
Vicenti Culmina, 30 anos, morador da Aldeia Maronawa, distante do centro de Santa Rosa quatro horas de barco. Também representa 43 aldeias indígenas, cerca de 70% de toda a cidade. Na família, três de seus parentes foram infectados, sem registro de óbitos.

Casos confirmados em Santa Rosa

Desde a primeira ocorrência notificada de coronavírus no município em maio de 2020, já foram confirmados outros 423 casos da doença e duas mortes. Ao governador do Acre, o prefeito José Altamir de Sá, durante o evento de entrega das doses, dedicou-lhe agradecimentos e destacou a importância do imunizante para a região.

“Em Santa Rosa, mais de 70% dos habitantes são indígenas. Sejam moradores da cidade ou de aldeias, serão os maiores beneficiados. Por isso, quero agradecer o esforço e o empenho do governador em nos trazer a vacina que literalmente veio com ele do céu, nos trazendo esperança de que tudo possa voltar à normalidade. Estamos realmente gratos”, observou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter