Saúde convida população de Senador Guiomard para doar sangue a cirurgias eletivas

Ônibus do Hemoacre estará na praça central da cidade, em frente ao Quartel da Polícia Militar, nesta quarta-feira, 22, das 8h30 às 17 horas

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre, por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) informa que o ônibus da coleta de sangue vai estar na praça central do município de Senador Guiomard, nesta quarta-feira, 22, para receber doações da comunidade guiomaense, cujo objetivo é suprir as necessidades das cirurgias eletivas que vêm acontecendo há mais de uma semana no Hospital Geral Dr. Ary Rodrigues.

Servidora do Hemoacre exibe bolsa de sangue coletado por doadora em campanhas anteriores: doação é ato de amor Foto: Junior Aguiar/Secom

O ônibus permanecerá estacionado das 8h30 às 17 horas desta quarta, na praça que fica em frente ao quartel-general da Polícia Militar, no centro da cidade.

Segundo explica Josiane Amorim, gerente-geral do Hemocentro, dessa vez a equipe do Hemoacre conta com o auxílio de dezenas de agentes comunitários de saúde da Prefeitura de Senador Guiomard.

Profissionais do Hemoacre em mais uma atividade de coleta de sangue; necessidade de bolsas para auxiliar cirurgias eletivas em Senador Guiomard (Foto: Hemoacre)

“Eles estarão nos ajudando nos bairros, chamando os doadores para virem somar com a gente”, ressalta a gerente-geral do Hemoacre.

No último dia 8 de janeiro, o Governo do Estado do Acre, por meio da Sesacre, realizou as primeiras cirurgias eletivas de uma série de centenas que começou a ser realizada no município, todos os dias.

Agentes municipais de saúde de Senador Guiomard; profissionais vão auxiliar mais uma vez no chamamento da população para doar sangue Foto: Hemoacre

O objetivo é o de desafogar a fila das cirurgias médicas da Fundação Hospitalar do Estado do Acre e do Novo Pronto-Socorro de Rio Branco.

Por dia, estão sendo realizadas dez cirurgias, em média, no Dr. Ary Rodrigues, atendendo estrategicamente pacientes de ao menos cinco localidades da região: Capixaba, Plácido de Castro, Acrelândia e Vila Campinas e a própria cidade de Senador Guiomard. Estima-se que a região tem cerca de 110 mil pessoas, incluindo a população de Senador Guiomard.

Bolsa de sangue recém-coletada por profissionais do Hemoacre; demanda em Senador Guiomard servirá para auxiliar nas cirurgias eletivas do hospital Dr. Ary Rodrigues  Foto: Junior Aguiar/Secom

Atenção, pois para ser doador de sangue é preciso:

*Estar saudável;

*Bem alimentado;

*Ter mais de 50 quilos;

*Ter entre 16 e 69 anos de idade;

*Apresentar documento oficial e original com foto;

Outra observação é para quem é menor de 18 anos; estes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter