Encontro é dirigido a artistas, dançarinos, estudantes de teatro e de artes e ao público em geral
Refletir sobre o trabalho de Rudolf Laban, considerado por muitos o mestre do movimento. Esta é a ideia da palestra “Encontro com Laban”, com a atriz, bailarina e coreógrafa Ceres Vittori. O encontro será neste sábado, 1, das 10 às 12 horas, na Usina de Arte.
Dirigida a artistas, dançarinos, estudantes de teatro e de artes e ao público em geral, a palestra terá como base a apresentação do vídeo “A escrita eletrônica dos movimentos do corpo baseado no método Laban”, de Anna Cordeiro, e do texto "Rudolf Laban e as Modernas Ideias Científicas da Complexidade", de Jorge de Albuquerque Vieira, do livro "Reflexões Sobre Laban, o Mestre do Movimento", de Maria Mommensohn (editora Summus, 2006).
Dançarino e coreógrafo, Laban é considerado o maior teórico da dança do século XX e “pai da dança-teatro”. Sobre o trabalho de Laban, Ceres Vittori, mestre em psicologia, explica que o método Laban propõe vivenciar os elementos que constroem a dança, proporcionando uma movimentação mais completa.
“Rudolf Laban percebeu a alienação causada pelo movimento mecânico e apontou um caminho liberador através da consciência do corpo e do movimento natural. Mostrou que gestos padronizados induzidos pela atuação das máquinas ou impostos por papeis sociais terminaram restringindo a potencialidade expressiva do homem”.
Ceres complementa sobre Laban: “A arte do movimento é a consciência dos princípios universais da ação e movimentação humana. É a percepção da energia, do tempo e do espaço e de suas relações. O ser humano é energia e sua ação acontece no tempo e no espaço”.
A palestrante – Cerres Vitorri é atriz, bailarina e coreógrafa. Mestre em Psicologia pela Unesp/Assis, com especialização em Psicopedagogia pelo Cesulon, Londrina (PR). Atua nas áreas de teatro, dança, arte-educação, pedagogia do teatro e psicologia do desenvolvimento. Atualmente é coordenadora do colegiado do curso de Artes Cênicas, do Departamento de Música e Teatro da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O projeto de formação desenvolvido na Usina de Arte é financiado com recursos do governo do Estado, através da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).
Serviço
O quê? Palestra “Encontro com Laban” com Ceres Vittori
Quando? 1 de outubro, sábado – das 10 as 12 horas
Onde? Usina de Arte – Avenida das Acácias, 01 – Distrito Indutrial – Zona A – Tel.: 3229-6892