A Usina de Arte disponibiliza três oficinas gratuitas para a comunidade nas áreas de audiovisual, artes visuais e música. O intuito é aproximar experiências e criar espaços de interação e troca de saberes nas diferentes linguagens. As inscrições, com vagas limitadas, devem ser feitas na página www.usinadeolhares.wordpress.
Trilha Sonora para Games – O aluno será apresentado ao universo dos jogos eletrônicos, com foco no processo de produção de um jogo e nas principais técnicas e estruturas de composição de trilhas sonoras. Por meio de exercícios teóricos e práticos, a oficina pretende demonstrar a função da música e dos sons nos jogos eletrônicos. O público-alvo são os músicos, realizadores audiovisuais, estudantes de música, cinema e vídeo e demais interessados no estudo desta área.
Oficineiro: Renan Ventura
Dias: 12 a 16 de novembro de 2012
Horário: das 19 às 22 horas
Local: Usina de Arte
Ilustração: Introdução ao Universo das Histórias em Quadrinhos – A oficina abordará as etapas de produção de revistas em quadrinhos, técnicas para a criação de roteiros, ilustração e design, práticas de edição digital e ainda finalização de revista. O público-alvo são os profissionais e estudantes de artes visuais, design, comunicação, letras, história e demais interessados no tema.
Oficineiros: Fernando França e Branco Medeiros
Dias: 12 a 30 de novembro de 2012
Horário: das 18h30 às 22 horas
Local: Usina de Arte
Vídeo Documentário: Um Cineasta e seus Documentários – A ideia é aproximar o público do fazer cinematográfico, por meio de palestras e debates. O foco do curso é a produção de documentários, colocando em discussão as questões que diferenciam a linguagem documental e a ficcional, inclusive debatendo sobre filmes que utilizam as duas linguagens. A oficina também abordará a história dos cinemas brasileiro e mundial. O público-alvo são alunos e professores de cinema e vídeo, realizadores independentes, cineclubistas e comunidade em geral.
Oficineiros: Rogério Corrêa
Dias: de 19 a 23 de novembro de 2012
Horário: das 18h30 às 21 horas
Local: Biblioteca da Floresta