Usina de Arte divulga lista final dos aprovados nos cursos de Música, Teatro e Artes Plásticas

Cursos gratuitos oferecidos pelo Governo do Acre incentivam a formação profissional na área cultural

 

A Usina de Arte encerrou no último dia 23 de abril a terceira etapa do Processo Seletivo para a formação das turmas 2010/2011 dos cursos de Música, Teatro e Artes Plásticas, e divulgou a lista dos aprovados para cada curso.

A Direção da Usina lembra a todos os aprovados que as aulas começam (ou continuam) a partir desta segunda-feira, 26 de abril, no horário de 6h30min às 22 horas, com novas oficinas, e que é imprescindível a presença de todos os alunos, pois as faltas e atrasos continuarão a ser um elemento de avaliação e eliminação ao longo dos cursos.

Confira a lista de aprovados para o curso de Teatro.

Confira a lista dos aprovados para o curso de Artes Plásticas.

Confira a lista dos aprovados para o curso de Música.

Os cursos, oferecidos pelo Governo do Acre gratuitamente, têm a duração de dois anos, e aprofundam o conhecimento prático e teórico-reflexivo das linguagens, possibilitando aos alunos o desenvolvimento de habilidades na análise, compreensão, manipulação e criação de objetos artísticos.

A leitura, a pesquisa, a reflexão e a prática sistemática da criação são exercícios fundamentais para a formação dos alunos. O currículo dos Cursos é interdisciplinar, as oficinas/disciplinas e produções promovem o intercâmbio das diferentes áreas e priorizam o trabalho com artistas brasileiros e estrangeiros que se destacam por suas pesquisas e trabalhos em processos de aprendizados diversificados e únicos.

Os cursos

O Curso de Teatro estuda o fenômeno dramático e suas manifestações, enfoca a formação de atores, mas volta-se também para a preparação de diretores, autores ou outros profissionais que venham a promover a prática desta arte. A montagem de espetáculos e outras ações criadoras são atividades que integram o seu currículo.

O Curso de Música objetiva o desenvolvimento das capacidades dos alunos em diversos setores da música a partir da experiência criativa. Destina-se a compositores, arranjadores, instrumentistas, cantores e professores. Concertos, shows, espetáculos cênico-musicais, trilhas sonoras, gravações e experimentos pedagógicos são desenvolvidos pelos alunos, com a orientação e a participação de artistas professores.

O Curso de Artes Plásticas volta-se para a pesquisa, a produção e a prática do desenho, da ilustração digital, das novas tecnologias, da fotografia, da gravura e da pintura. Desenvolve as habilidades técnicas e expressivas dos alunos e destina-se a artistas plásticos, desenhistas, ilustradores e designers.

Programação artística

Além dos cursos regulares e livres, anualmente a Usina de Arte realiza, junto ao Teatro Plácido de Castro, uma extensa programação artística de teatro, shows, palestras, encontros, exibição de filmes e exposições como parte da formação dos alunos e de público. Os cursos já receberam os espetáculos e oficinas do Teatro de Bonecos Giramundo, Grupo de Teatro Ventoforte, grupo de percussão corporal Barbatuques, o grupo de música instrumental Uakti, entre outros.

Nos anos de 2007, 2008 e 2009 foram mais de 112 apresentações, com a presença de  aproximadamente 30.000 pessoas. Dentro dessa programação, os alunos da Usina produziram e apresentaram espetáculos como a mini-ópera A Lenda da Mulher do Jacaré e Levantado do Chão.