Usina de Arte divulga lista dos candidatos pré-aprovados para cursos regulares

Processo seletivo terá mais uma etapa para os três cursos: artes visuais, teatro e música

usina_arte.jpg

Usina de Arte oferece três cursos modulares: Música, Artes plásticas e Teatro (Foto: Arquivo/Secom)

A Usina de Arte do Acre divulgou a lista dos candidatos pré-aprovados para a terceira etapa do Processo Seletivo dos cursos regulares. Os candidatos terão que passar por mais uma etapa, que é a Oficina Seletiva, que será direcionada à área específica de cada curso.

A Oficina Seletiva acontecerá do dia 5 a 23 de abril, de segunda à sexta-feira, de 18h30 às 22 horas, totalizando a carga horária de 60 horas/aula. Aqueles que estiverem na lista dos pré-aprovados deverão comparecer na aula inaugural, que será no dia 5 de abril, no Teatro da Usina de Arte, às 18h30.

Confira a lista de pré-aprovados para cada curso:

MÚSICA     
ARTES PLÁSTICAS   
TEATRO

Os cursos, oferecidos pelo Governo do Acre gratuitamente, têm a duração de dois anos, e aprofundam o conhecimento prático e teórico-reflexivo das linguagens, possibilitando aos alunos o desenvolvimento de habilidades na análise, compreensão, manipulação e criação de objetos artísticos.

A leitura, a pesquisa, a reflexão e a prática sistemática da criação são exercícios fundamentais para a formação dos alunos. O currículo dos Cursos é interdisciplinar, as oficinas/disciplinas e produções promovem o intercâmbio das diferentes áreas e priorizam o trabalho com artistas brasileiros e estrangeiros que se destacam por suas pesquisas e trabalhos em processos de aprendizados diversificados e únicos.

Os cursos

O Curso de Teatro estuda o fenômeno dramático e suas manifestações, enfoca a formação de atores, mas volta-se também para a preparação de diretores, autores ou outros profissionais que venham a promover a prática desta arte. A montagem de espetáculos e outras ações criadoras são atividades que integram o seu currículo.

O Curso de Música objetiva o desenvolvimento das capacidades dos alunos em diversos setores da música a partir da experiência criativa. Destina-se a compositores, arranjadores, instrumentistas, cantores e professores. Concertos, shows, espetáculos cênico-musicais, trilhas sonoras, gravações e experimentos pedagógicos são desenvolvidos pelos alunos, com a orientação e a participação de artistas professores.

O Curso de Artes Plásticas volta-se para a pesquisa, a produção e a prática do desenho, da ilustração digital, das novas tecnologias, da fotografia, da gravura e da pintura. Desenvolve as habilidades técnicas e expressivas dos alunos e destina-se a artistas plásticos, desenhistas, ilustradores e designers.

Programação artística

Além dos cursos regulares e livres, anualmente a Usina de Arte realiza, junto ao Teatro Plácido de Castro, uma extensa programação artística de teatro, shows, palestras, encontros, exibição de filmes e exposições como parte da formação dos alunos e de público. Os cursos já receberam os espetáculos e oficinas do Teatro de Bonecos Giramundo, Grupo de Teatro Ventoforte, grupo de percussão corporal Barbatuques, o grupo de música instrumental Uakti, entre outros.

Nos anos de 2007, 2008 e 2009 foram mais de 112 apresentações, com a presença de  aproximadamente 30.000 pessoas. Dentro dessa programação, os alunos da Usina produziram e apresentaram espetáculos como a mini-ópera A Lenda da Mulher do Jacaré e Levantado do Chão.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter