UPA Jaques Pereira Braga completa 4 anos celebrando conquistas e avanços na Saúde do Juruá

Há quatro anos, a enfermeira Jéssica Coelho dedica os seus dias a cuidar dos pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaques Pereira Braga, em Cruzeiro do Sul. “Estamos aqui para servir a comunidade. É muito bom saber que ajudamos na cura de alguém, eu me sinto honrada de trabalhar aqui”, disse a profissional nesta sexta-feira, 23, durante o evento em comemoração ao quarto aniversário da unidade.

Jéssica Coelho fala da alegria de já atuar há quatro anos como enfermeira na UPA de Cruzeiro do Sul. Foto: Erisney Mesquita/Secom

A UPA iniciou suas atividades no Juruá em novembro de 2019, atendendo a urgências, emergências, ambulatórios e dando suporte em saúde, a partir de 2020, à pandemia de covid-19. O governo do Estado investiu em insumos, equipamentos de última geração, medicamentos e profissionais capacitados para atender a população.

Raquel Batista, chefe de gabinete do governo no Juruá, parabeniza aos servidores pelos quatro anos de conquistas. Foto: Erisney Mesquita/Secom

“Em nome do governador Gladson Cameli, quero parabenizar a equipe por esses quatro anos de esforços e atendimento humanizado à população. Esta UPA teve um papel importante durante a pandemia de covid-19 e continua tendo diariamente”, destacou Raquel Batista, chefe de gabinete do governo em Cruzeiro do Sul.

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaques Pereira Braga, em Cruzeiro do Sul, é referência em saúde. Foto: Erisney Mesquita/Secom

A unidade atende em média 180 pacientes diariamente, mais de cinco mil mensalmente e 66 mil por ano, com serviços de consultas e procedimentos médicos, exames laboratoriais e de imagem e observação 24 horas, entre outros. Assim, o local, desde sua inauguração, tem contribuído para desafogar o Hospital do Juruá.

“É um momento muito especial para toda a nossa equipe”, ressalta o gerente-geral da UPA, Macson Rosas. Foto: Erisney Mesquita/Secom

“Para nós é gratificante estar aqui prestigiando esse momento especial. Gratidão a todos por acreditar nesta equipe que está aqui há quatro anos, promovendo uma saúde melhor e mais humanizada”, afirmou o gerente-geral da UPA, Macson Rosas.

Dentre as ações realizadas desde a inauguração da UPA, estão a implantação da Vigilância Epidemiológica, do Serviço de Endemias, do Núcleo da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Laboratório de Análises Clínicas, bem como a construção do Almoxarifado, a instalação de raio-x digital e da Usina de Oxigênio.

“A UPA é um serviço de referência importantíssimo para a saúde”, diz a coordenadora regional de Saúde, Diani Carvalho. Foto: Erisney Mesquita/Secom

Ainda durante o evento, a coordenadora regional de Saúde, Diani Carvalho, revelou que a unidade receberá um reforço em recursos. “A partir de agora vamos receber um financiamento do governo federal e isso possibilita mais investimentos para a saúde”, explicou.

Encerramento da campanha Novembro Azul

Equipe da UPA e Sesacre em Cruzeiro do Sul participam de encerramento da campanha Novembro Azul. Foto: Erisney Mesquita/Secom

Além da celebração, foi realizado na UPA, nesta sexta-feira, o encerramento da campanha Novembro Azul, que tem como principal objetivo fomentar a discussão sobre o câncer de próstata, os métodos de prevenção e tratamento. “Existe muito estigma em cima do diagnóstico do câncer de próstata e sabemos que há outros recursos e tecnologia que possibilitam diagnosticar precocemente”, disse Diani Carvalho.

Foi uma semana de atividades promovidas pela Sesacre, tendo como público-alvo os servidores. Foram ministradas palestras sobre câncer de próstata, com participação de 15 servidores, além de serem realizados 13 exames laboratoriais complementares, sendo sete de Antigénio Específico da Próstata. É importante esta semana, para que os homens também possam cuidar da sua saúde”, explicou a enfermeira Carla da Costa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter