UPA Franco Silva recebe certificado de Conformidade na Sistematização

Cumprimento da sistematização permite a autonomia dos profissionais, tendo em vista que o enfermeiro passa a ser o centro do cuidado Foto: (Júnior Aguiar/Sesacre)

A Unidade de Pronto Atendimento Franco Silva (UPA), localizada no bairro Sobral, é a primeira unidade do estado a receber a certificação de conformidade na Sistematização da Assistência de Enfermagem. Essa premiação é devido ao cumprimento estabelecido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) com o Conselho Regional de Enfermagem do Acre (Coren-AC).

O Cofen, por meio da sua equipe da Força Nacional de Fiscalização, realizou durante o mês de junho de 2016 visitas de rotina às unidades de saúde de todo o estado e fez considerações quanto aos serviços prestados na unidade.

André Ramos, gerente de enfermagem da UPA Franco Silva, explicou que, durante a visita do Cofen e do Coren, foram apresentadas propostas de adequações que seriam necessárias para melhorar o desenvolvimento das atividades profissionais.

“Nesses últimos quatro meses, conseguimos realizar as adequações necessárias sem dificuldades, realizando planejamentos internos juntamente com as gerências da UPA e o profissionais da ponta, que são os enfermeiros”, disse o gerente de enfermagem.

O cumprimento da sistematização permite a autonomia dos profissionais, tendo em vista que o enfermeiro passa a ser o centro do cuidado, prescrevendo cuidados de acordo com o diagnóstico de enfermagem levantado.

Dessa forma, André Ramos observa que é valorizando o profissional de enfermagem visto que a ação educativa-administrativa que está sendo desenvolvida foi criada e aprovada por toda a equipe.

Na prática, a implementação, padronização e rotina do atendimento permitem ao profissional um acompanhamento da situação do paciente desde a sua entrada até o momento da alta hospitalar. “Com isso, houve um avanço na melhoria da Sistematização da Assistência de Enfermagem, na satisfação dos usuários e na diminuição dos riscos de erros de medicação”, conclui o gerente.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter