higienização

UPA do 2º Distrito passa por desinfecção neste sábado para reabrir segunda-feira

Com o objetivo de garantir um ambiente mais seguro para pacientes e servidores, o Governo do Estado do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), realiza neste sábado, 8, nova desinfecção na UPA do 2º Distrito de Branco.

UPA do 2º Distrito passou por nova desinfecção neste sábado, 8. Ação busca garantir um ambiente livre do coronavírus a profissionais de saúde e pacientes Foto: Assessoria Depasa

A partir desta segunda-feira, 10, a UPA voltará a funcionar com pronto atendimento, enquanto os casos de Covid-19 terão como referência o Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into).

Durante a operação, todas áreas foram higienizadas com solução à base de hipoclorito a 1%. A solução é altamente eficaz contra germes, vírus e bactérias. A enfermeira Ecivânia Souza ressaltou a importância da ação para os profissionais de saúde e pacientes. “Nos deixa muito mais tranquilos para oferecer uma assistência de qualidade aos usuários”.

A partir desta segunda-feira, 10, a UPA voltará a funcionar com pronto atendimento, enquanto os casos de Covid-19 terão como referência o Instituto de Traumatologia e Ortopedia Foto: Júnior Aguiar/Secom.

Na manhã deste sábado, enquanto a equipe do Depasa fazia a higienização das áreas externas, equipes da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) trabalhavam na higienização do ambiente interno. “Com o produto adequado, está sendo feita toda a limpeza interna, do mobiliário, parede e teto de toda a unidade”, destacou Ecivânia.

Na manhã deste sábado, enquanto a equipe do Depasa fazia a higienização das áreas externas, equipes da Sesacre trabalhavam na higienização do ambiente interno Foto: Assessoria Depasa.

Dependendo da superfície, o coronavírus pode permanecer por horas e até dias nos ambientes. Aplicada em conformidade com a normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a desinfecção dos espaços públicos tem sido importante estratégia adotada pelos governos e municípios para conter a proliferação do vírus causador da Covid-19.

No Acre, desde o início da operação, no último mês de abril, a ação de desinfecção já alcançou mais de 200 espaços na capital e interior do estado. A prioridade é a higienização dos espaços onde há maior circulação de pessoas, como áreas externas de unidades de saúde, praças, áreas comerciais e órgãos públicos. “É um esforço que soma às ações de governo para conter o avanço da Covid-19 no Acre. Esperamos assim, colaborar para que trabalhadores e a população possam circular em ambientes livres do vírus”, informou o diretor-presidente do Depasa, Luiz Felipe Aragão.