“Não é aqui? Mas fulano disse para eu vir para esse setor!”. Frases como essas são ouvidas por profissionais que lidam direto com a população, como os atendentes de acolhimento das unidades de saúde. Para evitar situações como essa e, para esclarecer o que cada um faz, a direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sobral, realizou nesta quarta-feira, 16, uma reunião com os gerentes da unidade.
Foi uma troca de experiência em que profissionais que têm um tempo maior de casa conversaram com os mais novos, principalmente aqueles que trabalham na recepção e acolhimento dos pacientes, como explica o gerente de assistência da UPA da Sobral, José Martins.
“Nós reunimos todas as informações sobre os setores e juntamos tudo hoje para que fossem repassados ao acolhimento, que é quem norteia o paciente e indica para a classificação, emergência e trauma, entre outras informações”, explicou José Martins.
A troca de informações entre os setores possibilita que haja um linguagem clara, fazendo com que a comunicação flua e a informação seja passada ao paciente de forma que ele seja atendido de maneira segura e rápida.
Trabalhando há três anos na UPA, Sheila Cavalcante destaca a importância da atividade: “É importantíssimo que nós, profissionais, saibamos do que cada setor dá conta, principalmente no acolhimento, porque assim a população será melhor atendida”, destacou.
Os profissionais que recepcionam os pacientes receberam novos uniformes que poderão ser timbrados de acordo com a escolha de cada um dos profissionais. Na reunião, foi eleito o novo gerente do setor de acolhimento.