Universitários trocam trote por ação educativa, em parceria com o governo

Supervisionados pela equipe da Sema, os calouros colocaram a mão na massa (Foto: Angela Peres/Secom)
Supervisionados pela equipe da Sema, os calouros colocaram a mão na massa (Foto: Angela Peres/Secom)

Na manhã desta sexta-feira, 22, alunos do primeiro semestre do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre (Ufac) plantaram 200 mudas de açaí, caju, ingá, araçá e ipê branco, nos quintais residenciais da Cidade do Povo, em Rio Branco.

A iniciativa foi do Centro Acadêmico dos estudantes de Engenharia Florestal como forma de contribuir com o Programa de Arborização Urbana, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), além de promover um trote educativo.

“Esses estudantes são calouros que iniciaram as aulas há poucos dias, então, em vez de promover aquelas brincadeiras tradicionais que, na maioria das vezes, nem todos aprovam, tivemos a ideia de promover uma atividade educativa e que contribui para o bem-estar desses moradores”, explicou o presidente do Centro Acadêmico, Maik Araújo.

“Além da aula prática, estamos beneficiando essas famílias”, diz estudante (Foto: Angela Peres/Secom)
“Além da aula prática, estamos beneficiando essas famílias”, diz estudante (Foto: Angela Peres/Secom)

Para o calouro Daniel Brito é fundamental que os alunos tenham contato com a parte prática do curso, logo no início. “A Engenharia Florestal é isso, não é ficar só entre quatro paredes, na sala de aula. Além de já termos esse primeiro contato com as atividades de campo, estamos ajudando a beneficiar essas famílias com o plantio de árvores”, disse.

Somente em 2015, o Programa de Arborização Urbana promoveu o plantio de cerca de duas mil mudas nas casas do bairro da capital. Além dos quintais, a iniciativa aposta na formação de bosques funcionais, com o reflorestamento dos dois hectares da Área de Proteção Permanente (APP) da Cidade do Povo.

“A meta do governo é alcançar as dez mil unidades habitacionais da Cidade do Povo, promovendo o contato com a natureza, garantido mais ventilação e diminuindo o calor, bem como oferecendo mais qualidade na alimentação, com as frutas”, ressaltou a coordenadora do Departamento de Qualidade Ambiental e Cidades Sustentáveis da Sema, Esmilia Medeiros.

card árvore 7