União será responsável pela guarnição das fronteiras

Em Brasília, secretário de Segurança Pública participou de reuniões para firmar parcerias

Com a experiência de quem já  ocupou a Superintendência Regional da Polícia Federal do Acre, o delegado Ildor Reni Graebner, atual secretário de Estado de Segurança Pública, defendeu hoje na reunião da Subcomissão Permanente da Amazônia e da Faixa de Fronteira, ligada à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), uma atuação permanente e conjunta de Estados e União, durante o lançamento do Plano Estratégico de Fronteiras, realizado pela presidente Dilma Rousseff.

A reunião foi presidida pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). Os secretários de Segurança Pública dos Estados do Amazonas, Pará, Roraima, Acre, Rondônia, Amapá  e Mato Grosso elogiaram o Plano, mas ressaltaram a necessidade de somar os esforços da União e dos Estados e querem participar de um trabalho conjunto com o governo federal no combate aos ilícitos nas regiões de fronteira.

O secretário Ildor Reni Graebner, que está em Brasília para participar da reunião, garantiu que a partir de agora toda a segurança na região de fronteira será feita pela União. “A responsabilidade dessa segurança em toda a faixa de fronteira será feita pela Policia Federal, Exército Brasileiro e Força Nacional de Segurança e não mais pelas polícias Militar e Civil, como vinha sendo feito. Daremos somente apoio”, disse.

A reunião discutirá  ainda que tipo de estudos vem sendo imprimido pelas secretarias de Segurança Pública no sentido de reprimir o narcotráfico e o crime organizado. “Como o Acre faz parte de uma tríplice área de fronteira, já assinamos um protocolo de intenções tanto com a Bolívia como o Peru, a pedido do governador Tião Viana, e as ações entre os três países vai com certeza inibir a ação dos criminosos”, garantiu.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter