Unidades de saúde recebem certificado por controle de infecção hospitalar

Um das grandes preocupações de quem trabalha em unidade de saúde são os cuidados necessários para prevenir as infecções hospitalares, que são responsáveis por um alto índice de mortalidade. Algumas atitudes simples são importantes para o controle da infecção hospitalar.

Atitudes como a lavagem das mãos, uma boa assepsia, a utilização de antissépticos, o bom manuseio do material esterilizado são maneiras de evitar uma possível infecção hospital.

Em 15 de maio é comemorado em todo o país o Dia Nacional de Prevenção e Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. No Acre, a coordenação estadual de controle de infecção realizou uma certificação às unidades com leitos de UTI que notificaram, durante o ano de 2016, os indicadores de infecção à vigilância epidemiológica.

Foram certificados o Hospital das Clínicas, Hospital de Urgências e Emergências de Rio Branco (Huerb), Maternidade Bárbara Heliodora e Hospital Santa Juliana.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Franco Silva, localizada na Sobral, também foi homenageada.

“Esse é um reconhecimento do trabalho que os profissionais destas unidades vêm fazendo junto conosco de monitoramento das infecções hospitalares, principalmente nas unidades que têm leitos de UTI. Então, esse certificado nada mais é do que uma forma de agradecer pela parceria que tem sido muito importante para fazermos o monitoramento no estado”, afirma Rossana Macedo, presidente da coordenação estadual de controle de infecção.

Quem está à frente das unidades de saúde sabe o quanto é importante e desafiador o trabalho de combate às infecções. “Essa certificação exalta nossas atividades. É importante para nós, que estamos dentro das unidades de saúde, o reconhecimento do nosso trabalho que salva vidas”, destaca Raquel Oliveira, da Maternidade Bárbara Heliodora.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter