Unidades de saúde do Acre terão certificado de qualidade

Binho Marques visita UPA do 2º Distrito, que será inaugurada dentro de rigoroso padrão de instalação e prestação de serviço

sav_6268.jpg

Unidade hospitalar seguirá padrões rígidos de qualidade exigidos por sistema atestado pelo Ministério da Saúde (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Binho Marques anunciou nesta quinta-feira, 2, que as unidades de saúde do Acre terão certificado de qualidade. O processo assegura que a prestação do serviço e as instalações de centros, postos e hospitais atendem às mais rigorosas exigências em todos os setores.  A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, por exemplo, será inaugurada  dentro dos padrões do Sistema Brasileiro de Acreditação. As obras da UPA foram inspecionadas pelo governador.

O  SBA é a ferramenta de avaliação de qualidade reconhecida pelo Ministério da Saúde e visa promover o desenvolvimento e a implementação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde, permitindo o aprimoramento contínuo da atenção, de forma a garantir a qualidade na assistência à saúde da população em qualquer unidade.

"A Acreditação avalia desde a largura da porta ao material usado no forro, passando pelos protocolos de atendimento, número de leitos por enfermaria e o que se deve ter na enfermaria, entre outros critérios avaliadores", explicou Osvaldo Leal, secretário de Estado da Saúde.

A UPA integra o novo paradigma de atendimento em saúde no Acre. São cerca de 60 leitos distribuídos em três enfermarias, quatro consultórios, setor de emergência, áreas de isolamento, salas para medicação, área de conforto clínico destinada ao descanso de profissionais médicos plantonistas e laboratórios de análises clínicas, raio X e ultrassonografia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter