meio ambiente

Unidades de conservação do Acre participam de atividades da campanha Um Dia no Parque

Duas unidades de conservação do Acre (UCs) tiveram atividades alusivas à campanha Um Dia no Parque, realizada neste domingo, 23, e segunda-feira, 24, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, respectivamente.

Primeira ação foi realizada na APA Igarapé São Francisco, em Rio Branco. Foto: Arquivo Semapi

As duas UCs estão sob responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas do Acre (Semapi). Com o tema deste ano, É Hora de Cuidar do Nosso Lar, a iniciativa visa valorizar as áreas por meio de visitação e é idealizada pela Rede Nacional Pró-Unidades de Conservação.

Iniciativa visa valorizar as UCs por meio de visitações e ações educativas. Foto: Arquivo Semapi

A primeira atividade se deu no domingo, 23, na Área de Proteção Ambiental (APA) Igarapé São Francisco, em Rio Branco. Com a participação de crianças e adultos, foi realizada uma passarinhada – atividade de observação de pássaros – sob a orientação do biólogo Ricardo Plácido, da Semapi. “A passarinhada é uma atividade contemplativa de observação, em que os participantes registram e catalogam aves avistadas em trilhas, florestas e parques”, explicou Ricardo.

Thaly Figueiredo, da agência Destino Acre, que participou da atividade, afirmou que a ação foi conduzida pela comunidade através da família anfitriã do líder da Brigada Joane Gerônimo APA Igarapé São Francisco, Juliano Augusto, e contou com caminhada na trilha Txaná, oferta de café da manhã regional, mostra de artesanato de látex do artesão Magno Oliveira, músicas, danças, rezos e pinturas indígenas.

“Foi uma manhã agradabilíssima junto à natureza, um verdadeiro banho de floresta e conexão com nossas origens Amazônicas. Fico feliz que as unidades de conservação estão abertas a essas possibilidades”, falou.

Atividade também foi desenvolvida em Mâncio Lima. Foto: Arquivo Semapi

Em Cruzeiro do Sul, nesta segunda, 24, a atividade foi desenvolvida na Arie Japiim Pentecostes e promovida pela Semapi, em parceria com a Destino Acre e a Prefeitura de Mâncio Lima, que promoveram uma observação de pássaros conduzida pela bióloga Maíra Santos, com objetivo de propiciar uma vivência de contato com a natureza para alunos do 4° ano da Escola Professora Neuza Amâncio Sabino.

A passarinhada é a atividade de observação, registro e catalogação de pássaros. Foto: Arquivo Semapi

As atividades contaram com apoio do Destino Acre e foram realizadas pela Associação dos Moradores da APA Igarapé São Francisco (Comunidade Água Viva), Associação de Produtores Rurais da Estrada do Amapá (Amprea) e Gestão da Arie Japiim Pentecostes.