Os profissionais que atuam na Unidade Mista de Assis Brasil (Umab) passaram por uma capacitação em monitorização hemodinâmica, com práticas para o uso na assistência aos pacientes graves da unidade de terapia intensiva.
O evento foi realizado na última quinta feira, 17, e contou com a parceria do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Regional do Alto Acre. O treinamento foi destinado a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipe do Serviço Móvel de Urgência (Samu).
“Estimular a ação de cada profissional da Umab para agir conscientemente diante de cada demanda do cotidiano, principalmente nas que envolvem o cuidado ao paciente grave, foi o foco deste evento”, ressalta a gerente de Assistência à Saúde da Umab, Valeria Moraes.
Desde o início da pandemia da Covid-19, de acordo com a gerente da unidade, a prática das rotinas hospitalares vem sendo otimizada, além de ter havido a aquisição de novos equipamentos. “Houve mudança no padrão de assistência para um cuidado mais centrado, contínuo e resolutivo aos pacientes da Unidade Mista de Assis Brasil, que está cada vez mais apta a ofertar atenção de qualidade aos usuários do SUS”, observa.
A ação conjunta teve como objetivo oportunizar práticas quanto ao manuseio dos novos equipamentos, importantes no cuidado com o paciente gravemente enfermo. “Quando assumi a gerência de assistência, tinha a missão de dotar a unidade de equipamentos necessários e qualificar a equipe para oferecer à comunidade um tratamento digno, oportuno, resolutivo e humanizado. A qualificação profissional já é o segundo passo conquistado, e essa foi apenas a primeira de muitas que virão”, afirma Valeria.