Unidade de Pronto Atendimento do 2° Distrito recebe equipamento para esterilização de materiais

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2° distrito de Rio Branco, recebeu nesta sexta-feira, 28, um equipamento de autoclave – utilizado para tratamento térmico de materiais no ambiente hospitalar. A aquisição foi realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em um investimento de aproximadamente R$ 500 mil.

O equipamento chegou à unidade nesta sexta-feira, 28. Foto: Aveliny Castro/Sesacre

Imprescindível para assegurar a qualidade do atendimento médico nas unidades hospitalares, assim como a manutenção da saúde dos pacientes, a esterilização dos materiais anteriormente era realizada por uma edição antiga do equipamento, adquirida ainda em 2009, e que precisava de substituição.

“A autoclave tem 500 litros e além de atender a nossa demanda, vai dar suporte a outras instituições de saúde. Com a aquisição, garantimos celeridade no atendimento e também segurança, tanto dos profissionais quanto dos pacientes. Agradeço a nossa secretaria de Saúde pela aquisição”, destacou Carlos Modesto, gerente-geral da unidade.

A utilização de calor é um dos métodos mais eficazes de destruição das bactérias resistentes. O processo ocorre quando as células são sujeitas a calor superior à temperatura máxima de crescimento dos microrganismos. Instrumentos e acessórios hospitalares classificados como reutilizáveis, como tesouras, pinças e ferramentas cirúrgicas, entre outros, passam pelo processo de lavagem ou termodesinfecção, secagem, vistoria, controle, embalagem e esterilização

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter