Com completa infraestrutura habitacional, local agora se chama Residencial Comunidade Esperança
Quem morou num local alagadiço, com trapiches que formavam caminhos para pequenos casebres sem qualquer estrutura adequada para morar, não esquece o sofrimento que passou ao ver sua comunidade marginalizada e completamente abandonada. Assim os moradores descrevem como era viver no Beco da Pista há pouco mais de dois anos.
ANTES | DEPOIS |
Porém, essas são lembranças de um passado sombrio e que não volta mais graças à união da comunidade e à intervenção do governo do Estado. Num dia de muitas emoções e comemorações, o governador Tião Viana entregou, nesta sexta-feira, 30, antevéspera de Ano-Novo, um residencial com completa infraestrutura que beneficia 120 famílias e que, por decisão da comunidade, deixou de se chamar Beco da Pista e passa a ser Residencial Comunidade Esperança.
O presidente da Associação de Moradores do antigo Beco da Pista, Celcimar de Souza Pereira, festejava a mudança da área em que vive sua comunidade. “Isso aqui não existia para ninguém. Aqui tudo era uma calamidade sem fim. Ninguém tinha infraestrutura, ninguém tinha esgoto, ninguém tinha água. Tudo era difícil. Então, corremos em busca de apoio e hoje a comunidade está muito bonita, todo mundo satisfeito, e nós queremos agradecer imensamente ao ex-governador Binho e ao governador Tião. Um problema de 30 anos, com a visita de Binho, foi resolvido em 40 minutos”, conta o presidente da Associação de Moradores.
Celcimar Pereira disse estar muito feliz porque nesta sexta-feira que antecede a chegada de um novo ano ele e sua comunidade receberam um novo endereço, com novas esperanças e digno.
Cidadania e dignidade a quem precisa
O governador Tião Viana expressou aos moradores do Residencial Comunidade Esperança sua alegria em chegar ao penúltimo dia de 2011 ao lado de pessoas como o ex-governador Binho Marques, senador Aníbal Diniz, deputados Moisés Diniz, Perpétua Almeida e Éber Machado, padre Mássimo Lombardi, Francisca Marinheiro, sua equipe de secretários e, principalmente, de encerrar um ano de muitas conquistas ao lado de uma comunidade representativa e unida como a Comunidade Esperança.
“Entregar essas casas é o sentido da mudança. As pessoas tinham perdido a esperança. Elas viviam num lugar que estava entre os mais sofridos de Rio Branco e hoje dizem que é a Comunidade Esperança, que moram aqui. Aqui há parque para crianças, dignidade, pavimentação. Então, encerrar o ano ao lado de uma comunidade muito carente e que agora está com esperança no amanhã é um ato de felicidade”, reafirma Tião Viana.
O ex-governador Binho Marques revelou que o projeto da Comunidade Esperança tem um gosto especial, diferente de outros projetos que se iniciaram em sua gestão e receberam continuidade na gestão de Tião Viana.
“Esse projeto contou com a presença da comunidade de maneira muito forte e, graças a Deus, o governador Tião Viana compreendeu que esse era um projeto difícil e o levou até o final. Não foi fácil, porque o governo pegou uma área que as pessoas diziam não valer a pena investir nela. Só que as famílias estavam aqui havia muitos anos e não queriam sair daqui de jeito nenhum”, lembra o ex-governador.
Binho disse que para tornar o projeto realidade foi preciso contar com o apoio da equipe de governo e do empenho desses servidores. O ex-governador conta que apoio como o recebido pelo diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre), Marcos Alexandre, e da Secretaria de Assistência Social foram fundamentais.
“O mesmo empenho e envolvimento aconteceu na gestão de Tião Viana. Ele mesmo ficou completamente envolvido na conclusão desse projeto. E esse modelo de conjunto habitacional dá para fazer em outros lugares. Fico muito feliz não só pelas pessoas daqui, mas também porque o governo do Acre pode fazer esse mesmo modelo de moradia em outros lugares”, pontua Binho Marques.
O senador Aníbal Diniz também não conseguia esconder sua satisfação em ver que o projeto iniciado há pouco mais de dois anos estava concluído com tanto capricho e qualidade. Aníbal Diniz observa que participou da ação do governo do Estado naquela comunidade desde o início.
“Estou muito feliz e realizado por ter entrado aqui com o ex-governador Binho antes de essa obra ter iniciado, e por agora estar aqui com o governador Tião Viana fazendo a entrega da Comunidade Esperança. O que posso dizer é que o governador Binho, por ter iniciado, e o governador Tião, por ter concluído essa obra, estão de parabéns”, disse o senador.
Casas que atendem as necessidades da comunidade
O coordenador social da Secretaria de Estado de Habitação (Sehab), Jarles Oliveira, destacou que as casas foram construídas em dois tipos: 24 unidades habitacionais frontais e sem escadas e 96 unidades habitacionais do tipo sobrado.
“As frontais serão destinadas às famílias com idosos para facilitar a locomoção deles ao circular dentro e fora de sua casa. Tudo aqui foi discutido antes com a população”, observa Oliveira.
Vidas que renascem com esperança
O aposentado Delizarte Lopes, 73, mora há 19 anos no que antes era o Beco da Pista. Ele descreve sua antiga comunidade dizendo que antes a situação da comunidade era muito triste. “Fazia até vergonha dizer que a gente morava no Beco da Pista. Já era um sentimento negativo que a gente tinha. Aqui só tinha sujeira, muito ladrão que roubava nossas casas várias vezes. Hoje a situação é outra, e por isso quero primeiramente agradecer a Deus porque estamos aqui reunidos nessa maravilhosa festa que foi iniciada por Binho e continuada pelo governador Tião Viana. Temos honra e satisfação de receber essa obra das mãos de Tião Viana”, comenta o aposentado.
A aposentada Albélia de Souza também afirmou estar muito satisfeita em receber a nova casa. Ela conta que antes não conseguia sequer comprar um eletrodoméstico numa loja e receber o produto em sua casa porque nenhuma loja tinha coragem de entrar na comunidade para fazer a entrega do produto.
“Agora não vai ser mais assim porque temos ruas pavimentadas e casas boas para morar. Minha antiga casa não tinha nem um banheiro e hoje eu tenho uma casa com tudo do bom e do melhor, com banheiro dentro”, comemora a aposentada.
Padre Mássimo Lombardi e Francisca Marinheiro, nomeados pela própria Comunidade Esperança como os padrinhos daquela área, aproveitaram a entrega das casas para agradecer o apoio que o governo do Estado deu àquelas 120 famílias ao construir moradias dignas para pessoas carentes que necessitavam de políticas públicas que mudassem a realidade daqueles moradores.
Galeria de imagens