Uma hora para salvar o planeta

Mobilização mundial pela conscientização contra o aquecimento global pede para que todos apaguem as luzes por 60 minutos

hora_do_planeta_foto_luciano_pontes_03.jpg

Representantes do WWF, Ibama, Governo do Estado e Prefeitura falaram sobre o movimento em prol do meio ambiente (Foto: Luciano Pontes/Secom)

hora_do_planeta_foto_luciano_pontes_06.jpg

Secretário de Meio Ambiente, Eufran Amaral, reforça que Governo do Estado adere ao movimento como ato simbólico (Foto: Luciano Pontes/Secom)

No próximo dia 27, às 20h30, 2.380 cidades em 117 países, incluindo o Brasil e o Acre, apagarão as luzes por 60 minutos. O ato é uma iniciativa de conscientização ambiental que busca chamar a atenção da sociedade para o aquecimento global e os prejuízos ambientais causados pela ação humana. As luzes do Palácio Rio Branco e do Horto Florestal, e de todas as residências e órgãos que aderirem ao movimento serão apagadas. A iniciativa é do WWF e já acontece no Acre e em todo o Brasil há dois anos.

"É uma forma de chamar atenção para as graves crises ambientais, e para o aquecimento global, principalmente. Cada um precisa fazer sua parte para evitar que o clima aqueça os dois graus que estão previstos pelos cientistas. No Brasil, o combate às mudanças climáticas está relacionado ao combate ao desmatamento, em especial na Amazônia", disse o líder do escritório do WWF Brasil no Acre, Alberto Tavares.

Em 2009, o Acre registrou a menor taxa de desmatamento dos últimos 13 anos (0,19%) e de 2008 para 2009 os focos de calor foram reduzidos em 50%, segundo o secretário de Meio Ambiente do Acre, Eufran Amaral. "O Governo do Estado está reiterando seu compromisso ambiental e adere à Hora do Planeta porque acredita que todos têm uma parte a fazer. O nosso objetivo é chegar a desmatamento zero e temos caminhado pra isso", comentou.

Márcia Oliveira, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ressaltou a importância da adesão das pessoas à Hora do Planeta: "Cada um de nós tem um papel a desempenhar e precisa fazer a sua parte. Apenas cobrar dos governantes não trazer resultados satisfatórios e não precisa ser autoridade para ajudar, cada um ajuda de uma forma. No dia 27 todos nós, governos e sociedade civil organizada, população, vamos fazer a nossa parte, apagando as luzes por 60 minutos".

A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Este ano a expectativa do WWF é que 1 bilhão de pessoas sejam envolvidas este ano na mobilização, de proporções planetárias. Monumentos importantes nas grandes cidades aderem à Hora do Planeta e têm suas luzes apagadas, entre elas e Torre Eiffel, na França, e o Cristo Redentor, no Brasil.

No Acre a mobilização envolve Governo do Estado, WWF, Prefeitura de Rio Branco e sociedade civil.

Confira o Vídeo:

{flv}noite230310_hora{/flv}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter