Transformar condições que, para muitos, poderiam ser vistas como desfavoráveis e limitantes em oportunidades para crescer, aprender e vencer na vida é uma capacidade extraordinária que poucos possuem. Apresento aqui a surpreendente e inspiradora história de vida do acreano Leonardo Fleming: policial militar, escritor best-seller, Acadêmico Imortal e, recentemente, um dos 10 melhores palestrantes do Brasil na categoria Educação, no concurso The Best Speaker Brasil. Essa plataforma renomada reúne os principais talentos da oratória e do desenvolvimento humano no país, e, neste ano, contou com cerca de 19 mil inscritos. Mas, para chegar a esse momento, a trajetória de Leonardo não foi nada fácil.
Desde cedo, Léo, como é carinhosamente chamado, percebeu que era diferente. Começou a falar apenas aos 5 anos e, mesmo com o passar do tempo, tinha dificuldades para pronunciar as palavras corretamente. Ele não se encaixava nos padrões sociais dos ambientes que frequentava. Na escola, sofreu diversas formas de bullying, tinha dificuldades para compreender os conteúdos aplicados nas aulas, tirava notas baixas e recebia apelidos depreciativos. Muitas vezes era taxado como “burro” por professores e colegas, sentimento que carregou por muito tempo, entrando em um processo de depressão e ansiedade.
Felizmente, o menino pobre, morador da periferia de Rio Branco, encontrou em sua jornada o que ele chama de verdadeiros anjos. O maior deles foi sua mãe, dona Leci, que, apesar do pouco estudo, detinha grande sabedoria. Auxiliar de limpeza na escola onde Léo estudava, ela acompanhava de perto as dificuldades do filho, sempre o defendia e incentivava. Pensando “fora da caixa”, passaram a buscar formas alternativas para que Léo pudesse aprender. Foi assim que ele criou seu próprio método de aprendizagem: o Nota 10 na Vida, que ele define como “uma abordagem que não só ensina a aprender, mas também a superar os próprios limites”. Com muita luta, Leonardo concluiu os estudos e, em 2002, veio a primeira grande conquista: a aprovação no concurso para soldado da Polícia Militar do Acre (PMAC). Já dá para imaginar as inúmeras situações difíceis pelas quais ele passou nesse processo — uma vida cheia de altos e baixos, mas sem nunca desistir.
Como é comum atualmente, somente na fase adulta, já trabalhando como policial militar, Leonardo descobriu os transtornos que o afetavam. Foi diagnosticado com quatro deles: dislexia e discalculia (transtornos de aprendizagem), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA), ambos do neurodesenvolvimento. Não bastasse tudo isso, recentemente ele foi diagnosticado com Espondilite Anquilosante, uma doença autoimune degenerativa que trouxe novos desafios emocionais e físicos, obrigando-o a se afastar definitivamente do trabalho após 22 anos de serviço na instituição militar.
Mesmo antes dos diagnósticos, Leonardo já demonstrava sua incrível capacidade de superação. Em vez de se deixar abater, percebeu que podia ajudar outras pessoas. Ele transformou suas barreiras em desafios e motivação para ensinar e inspirar, com a meta de levar sua história o mais longe possível. A essa altura, já ministrava mentorias, escreveu sua experiência e método no livro Seja o Nota 10 na Vida: Aprenda a Conquistar Seus Sonhos, que se tornou best-seller na Amazon, e começou a ministrar palestras. Mas não parou por aí. Já acompanhado de sua esposa e filha, mudou-se para o município de Cabedelo, na Paraíba, onde conquistou uma cadeira na Academia Cabedelense Infantojuvenil de Artes e Letras Litorânea, sendo o primeiro autor neurodivergente a se tornar Acadêmico Imortal no Brasil.
Na nova cidade, Léo se divide entre tratamentos e terapias, momentos com a família, que lhe dá total apoio, e os cuidados com a filha Luane, de apenas dois anos, sem jamais deixar de levar sua mensagem por meio de novos projetos, como o Palestra na Rua, voltado para comunidades de baixa renda. Além disso, o palestrante Nota 10 continua na disputa do The Best Speaker Brasil, no qual alcançou o primeiro lugar pelo voto popular. Foram mais de 2.000 votos na primeira fase e, na segunda, seu vídeo alcançou quase 4.000 visualizações no YouTube em apenas sete dias, solidificando ainda mais sua liderança na competição. Léo considera essa conquista o reconhecimento de sua jornada de superação e dedicação, bem como reflexo da força do Movimento Nota 10 na Vida, criado por ele para incentivar as pessoas a enxergarem os obstáculos como degraus para o crescimento.
O mundo é pequeno para Léo, que sonha com um país onde cada indivíduo tenha a oportunidade de aprender, crescer e se tornar a melhor versão de si mesmo, independentemente dos desafios da vida. Assim, ele se destaca como uma voz poderosa no cenário de palestras e motivação do Brasil. Sua jornada de superação, seu compromisso com a educação e o desenvolvimento humano, e sua mensagem, carregada de força e autenticidade, tornam Leonardo Fleming um dos palestrantes mais inspiradores do país.