Milhares de famílias estiveram no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco na noite deste domingo, 5, durante o encerramento da 45ª edição da Expoacre, a maior feira de negócios e entretenimento do estado.
Por ser a vitrine de exposição de resultados das diversas frentes que impulsionam a economia, diariamente os estandes dos empreendimentos presentes receberam a movimentação do público. Assim, a força e crescimento do agronegócio, da indústria, da produção, dos pequenos negócios e demais setores foi conferida por quem prestigiou mais uma vez o evento.
A praça de alimentação dos pequenos negócios foi um dos locais mais agitados na noite de encerramento. Com variedade para todos os gostos e bolsos, o espaço reuniu dezenas de empreendimentos de economia solidária, segmento em constante expansão no Acre.
Pela quarta vez consecutiva, Richard de Oliveira levou a culinária diferenciada ao espaço com opções de comida árabe, que também podem ser encontradas durante as feiras realizadas no Novo Mercado Velho de quinta a domingo periodicamente. Segundo ele, a Expoacre abre muitas possibilidades a partir do contato com a clientela. “É um local que nos torna evidentes, o que ajuda na divulgação da qualidade do que fazemos, e se o cliente gosta do nosso produto aqui, ele pode nos procurar lá fora”, afirma.
Sirlei Caetano e o marido Paulo Caetano levaram os filhos à feira, como de costume. O casal, que atua no ramo do comércio, frisa que conferir as novidades e inovação é o maior motivo de ir todos os anos. “Sempre que a gente vem, procuro visitar todos os espaços e na hora de comer busco os pequenos negócios por ser uma opção mais em conta e bastante variada também”, comenta Sirlei.
No mesmo espaço dos pequenos negócios, diversas opções de empreendimentos de artesanato também puderam ser conferidas. Há 15 anos, Ramalho Rodrigues decidiu empreender e decidiu apostar no reaproveitamento de madeira e confecção de peças a partir do cipó e bambu.
Algumas peças de decoração levadas à feira foram resultado, inclusive, de clínicas de design realizadas pela Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN) em parceria com o Sebrae, com o fornecimento de consultoria gratuita aos artesãos.
“Esse incentivo que a categoria tem recebido tem sido fundamental para melhorar o conceito de design, de peças inovadoras, porque o público do artesanato tem se tornado muito exigente e o mercado mais competitivo. E vir à Expoacre é sempre um motivo de boas expectativas pela rede de contatos que conseguimos fazer”, afirma o empreendedor.
Por falar em exigência, o casal Karina Monteiro e Adriel Lucena também passou pelo espaço dos pequenos negócios. Segundo os jovens, inovação é a parte mais atrativa da Expoacre. “Principalmente na área de decoração a gente gosta de ver novidades, peças inovadoras. Além de passear, esse é o maior motivo que nos traz todos os anos e sempre gostamos do que vemos”, pontua Adriel.