A partir de agosto, os alunos do interior já podem solicitar vagas na residência
A Universidade Federal do Acre (Ufac) – Campus Floresta de Cruzeiro do Sul inaugurou a primeira Residência Universitária no Estado, com objetivo primordial de abrigar estudantes provenientes do interior que não tem parentes ou outra forma de hospedagem na cidade. Localizada na Avenida Copacabana, a ampla construção tem, além dos apartamentos, uma sala de estudo, cozinha, despensa, refeitório e pode abrigar 60 alunos.
A reitora da UFAC, Olinda Batista, prestigiou o ato de inauguração e descerrou a fita inaugural do local. "É um sonho de todos nós da universidade e uma realização para os alunos do interior esta casa de apoio". Ela informou que será estabelecido um regulamento na casa, que vai ser elaborado a partir dos regulamentos de outras residências universitárias, para que haja um controle. Segundo Olinda, a partir de agosto os alunos do interior já podem solicitar vagas na residência.
O diretor do Campus Floresta, Josimar Ferreira, agradeceu a iniciativa que vai possibilitar maior apoio ao estudante do interior. Ele entende que a residência pode, além de alojar os alunos, abrigar provisoriamente os professores que chegam de fora e tem dificuldade de encontrar casa para alugar. Uma residência para professores seria bem vinda, segundo ele.
A estudante de Letras, Grey Abdallah, considerou fundamental a residência para diminuir a evasão na universidade e recorda que muitos alunos do interior abandonaram seus cursos por não conseguirem manter-se em Cruzeiro do Sul. Ela ainda destacou e agradeceu o fato de a Ufac construir a primeira residência em Cruzeiro do Sul.
Começo difícil – No ato de inauguração, a reitora Olinda fez um breve relato das dificuldades que surgiram quando a Ufac resolveu trazer o ensino superior para Cruzeiro do Sul e destacou o grande crescimento da instituição nos últimos oito anos. "A Universidade se tornou num canteiro de obras", disse. A boa notícia trazida foi que no ano que vem já vai funcionar o curso de Direito em Cruzeiro do Sul.
Segundo a reitora, houve recentemente um concurso na Ufac, cujo provimento de vagas se dará em outubro. Mesmo assim, ela constata que para o bom funcionamento da universidade seria necessário contratar mais 200 funcionários. Ainda no ato de inauguração a reitora falou com ênfase sobre a construção do Centro de Excelência em Rio Branco com recursos da Eletrobrás. A empresa de energia está interessada no papel da UFAC como formadora de mão de obra que será necessária devido aos investimentos em usinas hidroelétricas no Estado vizinho e devido ao intercâmbio com Peru e Bolívia que surgirá a partir da conclusão da Estrada do Pacífico, ligando o Brasil ao litoral peruano. O centro – segundo ela – terá uma gestão compartilhada entre a UFAC e a Eletrobrás.