Ufac e governo abrem 40 vagas em pós-graduação para policiais e bombeiros

Reitor e secretário de Segurança Pública em exercício reafirmaram parceria (Foto: Andrey Santana)
Reitor e secretário de Segurança Pública em exercício reafirmaram parceria (Foto: Andrey Santana)

A Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceria com o governo do Estado, abriu o processo seletivo para o curso de especialização em Gestão de Segurança Pública e Direitos Humanos. A pós-graduação lato sensu se inicia em abril e será realizada graças a recursos do Ministério da Justiça e é destinada aos profissionais da área. Ao todo, são 40 vagas destinadas aos policiais militares, civis e bombeiros.

“Segurança Pública é um problema sério em todo o país e o Acre não está alheio a essas questões. Então a Ufac, como uma instituição responsável pela ciência, inovação e tecnologia, precisa ser parceira e propositiva. Ficamos felizes em oferecer esse curso que contará com os melhores professores do país, neste assunto”, disse o reitor da Ufac Minoru Kinpara.

A qualificação terá 440 horas-aula, subdividas em 16 disciplinas, além do trabalho de conclusão de curso. A ideia é aperfeiçoar os profissionais de segurança pública para que eles desenvolvam trabalhos acadêmicos que nortearão a gestão no combate à criminalidade e compreensão da dinâmica do crime e violência.

“Isso vai possibilitar atuarmos embasados no saber científico, de modo a dar as respostas que a sociedade precisa. O combate à violência e à criminalidade só se faz, de maneira efetiva, quando se conhece as causas. A partir disso, será possível estabelecer políticas públicas eficazes, com resultados e maior tranquilidade”, destacou o secretário de Segurança Pública em exercício, Ricardo Brandão.

Para concorrer a uma das vagas, basta ser profissional da Segurança Pública, ter nível superior em qualquer área e preencher o formulário disponível no portal da Ufac.