Ator fala de sua passagem pelo Norte e de seus monólogos apresentados esse fim de semana
O ator Vinícius Piedade realiza o que pode chamar de "Turnê Norte". Em Rio Branco serão três apresentações. Nessa sexta-feira, o ator encena o monólogo "Carta de um Pirata", já no sábado e no domingo, traz o espetáculo inédito "Cárcere". Todos os monólogos serão apresentados às 20 horas, no Teatrão. Os ingressos variam em R$ 20 inteiro e R$ 10 estudantes.
Em sua terceira vez no Acre, Vinícius vem de forma independente realizar suas apresentações na região. "O público do Acre tem recebido muito bem as peças, a melhor maneira de retribuir esse carinho é trazendo novas", conta o ator. Vivendo em São Paulo, Vinícius já tem 12 anos trabalhando com o teatro, e há 7 está na estrada levando seu trabalho a vários pontos do país. Após a Turnê Norte, que além do Acre, planeja passar por Rondônia, Pará e Amazonas, o ator embarca para um período de apresentações na Europa, passando pela Suíça, Alemanha e Portugal.
A dedicação de Vinícius ao teatro é visível em seu trabalho. Ele conta que a peça "Carta de Um Pirata", em cartaz há 7 anos, já foi levada a extremos: "ela já foi apresentada desde grandes teatros, como o Teatrão, até pátios de cadeia. É a peça que me colocou nessa condição, me ensinou a ser artista". Já Cárcere é o trabalho mais recente do ator, com dois anos de estrada. "Assim que ela estreou em São Paulo caiu direto em turnê, passou por um processo de maturidade, hoje ela está na sua melhor forma".
O ator
Vinícius Piedade não é só ator, também é diretor e escritor. Se dedica com exclusividade ao teatro, mas no campo da literatura já publicou "Trabalhadores de Domingo", em março de 2003, "Essas Moças Que Me Causam Vertigens", publicado em fevereiro de 2007, e "Cárcere" em parceria com Saulo Ribeiro, que é o texto integral da peça, publicado em novembro de 2009. Seus espetáculos geralmente são monólogos, explicando a vantagem dessa prática principalmente na possibilidade de manter um repertório. Em 2011, Vinícius planeja estar com duas novas peças em cartaz.
Os espetáculos
Em "Carta de Um Pirata", um pirata escreveu uma carta pra mãe há muito tempo, e o ator traz essa carta para o palco utilizando pra isso o essencial (corpo, voz, sensibilidade), de maneira a explorar todas as suas nuances, que vão do humor genuíno ao inconformismo radical, fazendo da peça uma Comédia Inconformada.
"Cárcere" apresenta uma semana na vida de um presidiário que será refém numa rebelião iminente. Ele vive em ritmo de contagem regressiva e suas expectativas, impressões, reflexões e sensações são expressadas por ele num diário que o ator leva para o palco.