O município do Bujari já está com tudo pronto para a Feira do Peixe. O evento que antecede a Semana Santa acontece de 31 deste mês a 5 de abril e também vai marcar a inauguração do Mercado Municipal da cidade. A feira, que reúne compradores de pescado de vários municípios acreanos, deve reunir até 30 produtores, com capacidade de negociar cerca 100 toneladas de peixe.
Em 2011, cerca de 20 toneladas de peixe foram negociadas na feira. A expectativa é de que esse número cresça muito mais este ano, resultado dos investimentos do governo do Estado e prefeitura na área de piscicultura e produção familiar. A expectativa é de que quatro mil pessoas passem pela feira todos os dias.
“Com a ligação do Bujari ao Juruá pela BR-364, estamos esperando muito mais gente vinda do Acre inteiro para experimentar o nosso pescado, que é famoso pela sua qualidade”, conta o prefeito da cidade, João Edvaldo Teles, o Padeiro. O município foi uma das poucas cidades do Estado que não sofreu com a alagação, e a produção do seu pescado se manteve em alta, sem prejuízos.
Padeiro ainda reforça o sentimento de gratidão ao governador Tião Viana. “Ele fez um investimento gigante no Bujari. O apoio do governo do Estado valorizou muito o trabalho do produtor rural do nosso município”, disse. O secretário de Agricultura do Bujari, Izomar Muniz, reforça que todo o pescado negociado na feira vai chegar ao mercado vivo, serão abatidos apenas na hora e com o quilo negociado entre R$ 5 e R$ 8.
Para o produtor Raimundo Nonato, que possui sete tanques e pretende levar três toneladas de peixe para a feira, esse é um momento formidável. “O Acre inteiro sabe a qualidade do nosso pescado. O peixe do Bujari é um dos melhores e mais bem criados do Estado”, avaliou. E para provar isso, a prefeitura do Bujari vai preparar 100 peixes do tipo tambaqui para degustação dos visitantes na abertura da feira.