Troca da bandeira marca comemoração de 49 anos de Estado

Solenidade comandada pelo comandante da PM aconteceu na Gameleira

troca_bandeira_foto_gleilson_miranda_08.jpg
troca_bandeira_foto_gleilson_miranda_09.jpg

Os 49 anos de aniversário do Estado foram comemorados em Rio Branco com a troca da bandeira do mastro da Gameleira (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Os 49 anos de aniversário do Estado foram comemorados em Rio Branco com a troca da bandeira do mastro da Gameleira. A troca é prevista por decreto assinado pelo então governador Binho Marques, em 2008.  

A solenidade iniciou às 07h30, quando o comandante da Polícia Militar, coronel José Reis Anastácio, passou em revista às tropas, autorizou que a bandeira antiga fosse retirada e o novo pavilhão foi erguido sob os acordes do hino acreano.

“A bandeira é o maior símbolo cívico acreano e esse é um dia que orgulha a todos nós acreanos natos ou naturalizados. Não podemos deixar de lembrar dos heróis que lutaram para que essa data fosse possível”, disse o coronel.

O Acre foi elevado a categoria de Estado conforme a lei 4.070, assinada pelo presidente João Goulart, conquistando o direito de arrecadar impostos estaduais e escolher seus governantes. O Movimento Autonomista foi determinante para que essa conquista fosse alcançada. Com a constituição de 1934, o Acre só obteve o direito de eleger dois deputados federais para representá-lo na Câmara Federal e segui-se ainda um longo período em que não havia o direito de ter um governante eleito pelo povo.

O movimento autonomista ganhou impulso quando o José Guiomard dos Santos assumiu a bandeira de luta e apresentou ao Congresso Nacional um projeto de lei que transformava o Acre em Estado. Após muitas disputas políticas João Goulart assina a lei, que passou a vigorar no dia 15 de junho de 1962.


Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter