Tribunal de Justiça empossa Roberto Barros como desembargador

Novo Magistrado da Corte Acreana é o mais jovem do país a ocupar o cargo

novo_desembargador_roberto_barros_foto_gleilson_miranda_01.jpg
novo_desembargador_roberto_barros_foto_gleilson_miranda_08.jpg

O mais jovem desembargador do Acre, Roberto Barros, foi empossado na noite de sexta-feira, 7, durante cerimônia no Tribunal de Justiça do Acre. O governador Tião Viana esteve presente a solenidade (Foto:Gleilson Miranda/Secom)

O mais jovem desembargador do Acre, Roberto Barros, foi empossado na noite de sexta-feira, 7, durante cerimônia no Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). A Corte de Justiça do Acre, presidida pelo desembargador Adair Longuini, recebeu convidados dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. O governador Tião Viana esteve presente a solenidade.

O presidente do TJ, Adair Longuini, iniciou a solenidade agradecendo a presença de representante de todos os poderes e prosseguiu lembrando que a escolha do nome de Roberto Barros, pelo governador Tião Viana, acompanhou a tendência que veio por meio da lista sêxtupla constituída pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Acre (OAB/AC).

Longuini afirmou que aquele ato marca apenas o início da caminhada do jovem advogado Roberto Barros.

“O doutor Roberto Barros chega num momento muito oportuno porque nós éramos nove desembargadores, mas com duas aposentadorias reduzimos para sete desembargadores e, com a chegada dele a corte passa a atuar com oito membros. Estamos muito felizes”, afirmou o presidente do TJ.

Adair Longuini listou as virtudes do novo membro da corte. “Será mais uma força de trabalho e com qualificação. O doutor Roberto Barros tem uma folha corrida invejável, é um amante e estudioso do Direito, trabalhador dedicado e, tem demonstrado isso nas suas peças produzidas como Procurador do Estado. O Tribunal está de parabéns, o colegiado do nosso Tribunal está feliz com a chegada do novo desembargador”.

O desembargador Samoel Evangelista cumprimentou o novo colega representado a Corte do Tribunal. Samoel Evangelista aconselhou que Barros paute sua trajetória na Corte pela sensibilidade e o senso democrático e observou que o jovem desembargador, ao assumir esse desafio, por vezes irá se privar da presença de seus familiares e amigos.

“A magistratura é um sacerdócio. Exige total dedicação. A vida de cidadãos depende de uma decisão nossa”, comentou Evangelista.

O governador Tião Viana, ao se pronunciar durante a cerimônia de posse, avalia que a chegada de Roberto Barros a Corte representa um momento de constituição e adequação do TJ. Tião revelou que ao escolher o nome de Barros para a vaga de desembargador atentou-se a responsabilidade ética e democrática da OAB e do Tribunal de Justiça.

“Entendo que este é o melhor resultado para o Acre. Os outros estavam à altura da mesma função, mas algum nome tinha que ser escolhido e, eu penso que o nome merecedor da escolha, nesse momento da história foi o do doutor Roberto Barros”, disse o governador.

novo_desembargador_roberto_barros_foto_gleilson_miranda_02.jpg

“Entendo que este é o melhor resultado para o Acre. Os outros estavam à altura da mesma função, mas algum nome tinha que ser escolhido e, eu penso que o nome merecedor da escolha, nesse momento da história foi o do doutor Roberto Barros”, disse o governador Tião Viana (Foto:Gleilson Miranda/Secom)

Tião Viana disse ainda que o governo do Estado têm as mesma expectativas que o TJ com relação ao trabalho desempenhado por Roberto Barros na Corte. “Tenho certeza que o doutor Roberto Barros saberá fazer julgamentos e escolhas com muita grandeza e com muita identidade dos maiores valores da democracia”, declarou.

O senador Aníbal Diniz prestigiou a posse de Roberto Barros e afirmou ser “uma alegria poder ver um jovem tão dedicado chegar ao mais alto posto da magistratura. Eu espero que Deus lhe dê muita sabedoria”.

O jovem desembargador Roberto Barros agradeceu as palavras e aconselhamentos de cada um dos que participaram da cerimônia de posse, agradeceu ao amor e carinho recebidos pelos seus pais e prosseguiu seu discurso contando sobre sua trajetória de vida ao deixar a Bahia, ainda criança, e vir morar no Acre com sua família.

“Esse momento marca a realização de um sonho. Foi a busca pela felicidade que me trouxe ao Acre e que me levou para o Direito. Foi com o povo do Acre que aprendi que a vida é feita de lutas”, revelou Barros.

O desembargador Roberto Barros diz que inicia esta caminhada comprometido com o futuro do Estado e com o futuro do povo desta terra. “A alegria que me toma neste momento, me impulsiona também para o trabalho e para a dedicação com a Justiça”, disse.

novo_desembargador_roberto_barros_foto_gleilson_miranda_04.jpg

O desembargador Roberto Barros diz que inicia esta caminhada comprometido com o futuro do Estado e com o futuro do povo desta terra (Foto:Gleilson Miranda/Secom)

Quem é o novo desembargador do TJAC

Roberto Barros dos Santos nasceu em 6 de agosto de 1977, na cidade de Ruy Barbosa, Bahia. Desde os 14 anos Barros e sua família vivem no Acre. Em 2001, Roberto Barros se formou em Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac).

novo_desembargador_roberto_barros_foto_gleilson_miranda_06.jpg

“O doutor Roberto Barros chega num momento muito oportuno porque nós éramos nove desembargadores, mas com duas aposentadorias reduzimos para sete desembargadores e, com a chegada dele a corte passa a atuar com oito membros. Estamos muito felizes”, afirmou o presidente do TJ, Adair Longuini (Foto:Gleilson Miranda/Secom)

Em 2002 ingressou na Procuradoria Geral do Estado (PGE) por meio de concurso público. Atuou por mais de nove anos na Procuradoria, tendo exercido diversos cargos, como Procurador-Chefe da Coordenadoria de Cálculos, Execuções e Periciais; Procurador-Chefe da Procuradoria Judicial; Procurador-Geral Adjunto do Estado; Procurador-Geral do Estado; e Membro do Conselho da Procuradoria-Geral do Estado.

Entre outras atividades profissionais, também já exerceu o cargo de Vice-Presidente da Associação dos Procuradores do Estado (2007), Secretário Estadual do Núcleo IBAP/Acre (2006-2008), Membro da Comissão de Obras e Patrimônio da OAB/AC (2007-2009), e atuou como professor da Escola Superior da Magistratura do Acre (2004) e da Escola do Ministério Público do Estado (2004).

 

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter