Um trecho da rodovia AC-405 que liga Cruzeiro do Sul a Mâncio Lima foi interditado na quarta-feira, 1, por apresentar uma lâmina de água de 60 centímetros de altura sobre a camada asfáltica.
Os carros de passeio e motocicletas de pequeno porte estão impossibilitados de transitar na área alagada, por motivo de segurança aos condutores.
“A elevação do Rio Moa provocou o alagamento da pista. Contudo, o fluxo estava liberado para todos os veículos a partir do nosso monitoramento. Mas a lâmina de água apresentou uma alta elevação e apenas caminhões e camionetes conseguem seguir sua rota”, destaca o diretor-presidente do Deracre, Cristovam Moura.
Os agentes da autarquia e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) articularam a sinalização do ponto da rodovia e prestam orientações aos condutores.
A estrada AC-407 segue com estreitamento de pista na cabeceira da ponte sobre o Igarapé Branco, na Vila Santa Rosa.
Devido a uma pequena erosão, a ponte, que fica localizada próximo do antigo trecho interditado, está funcionando com meia pista.
“Como medida de segurança aos usuários, este trecho ganhou o reforço de uma rampa de ferro de sete metros de comprimento por 3,7 metros de largura para o alongamento da ponte e proteção de asfalto e novas sinalizações”, relata Moura.
O diretor informa que o acesso para a travessia por balsa para a cidade de Rodrigues Alves apresentou problemas e que uma equipe técnica do Deracre realizará os serviços de modificação dos dispositivos de proteção de veículos nas laterais da estrada.