Maio é o mês escolhido para reforçar as campanhas de conscientização nas vias. Por isso, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) em parceria com o Programa Vida no Trânsito realizou nesta sexta-feira, 24, uma palestra no auditório da Secretaria de Produção e Agronegócio (SEPA).
Com o tema ‘Traumas e sequelas’, a ação objetiva mostrar aos participantes as possíveis consequências de um acidente no trânsito, o que muda na vida de alguém que tem a mobilidade reduzida.
“Ocorre uma diminuição na qualidade de vida dessas pessoas, por isso é importante prevenir, dirigir de forma defensiva, respeitar os limites de velocidade, usar cinto de segurança, adotar comportamentos seguros”, afirma a palestrante, prof.ª Dra. Greiciane Rocha, Docente do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto da Universidade Federal do Acre (Ufac).José Luiz Silva, presidente do Sindicato das Auto Moto Escolas e Centros De Formação de Condutores de Veículos Automotores (SincoAuto/AC), afirma que as estatísticas sobre acidentes de trânsito são alarmantes, e os condutores precisam refletir sobre seu comportamento ao volante, saber as consequências de suas atitudes, como um acidente pode mudar a vida de alguém.
“O Movimento Maio Amarelo é para causar reflexão, chamar atenção da sociedade para essa temática. A união entre sociedade civil, poder público e iniciativa privada mostra que estamos caminhando certo para levar conscientização nas vias”, afirma.