Tratamento contra distúrbios de movimento e espasticidade é oferecido no HC

A toxina botulínica, muito utilizada para tratamento estético, também devolve qualidade de vida a pacientes com distúrbios de movimento (Imagem: internet)
A toxina botulínica, muito utilizada para tratamento estético, também devolve qualidade de vida a pacientes com distúrbios de movimento (Imagem: internet)

Toxina botulínica é o nome do medicamento que serve para o tratamento de distúrbios de movimento e de espasticidade – caracterizada por músculos tensos ou rígidos e a incapacidade de controlá-los. O Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco é o único do estado que oferece, gratuitamente, o tratamento desde 2012.

O neurocirurgião André Motta é o responsável pelo tratamento no Acre. O médico, que atende uma vez por mês no ambulatório do HC, explica que, por ser um tratamento eficaz, muitas pessoas podem ser beneficiadas. “Essas doenças provocam o encurtamento de ossos e ligamentos. Chega um momento em que a pessoa perde a movimentação e até calcifica os ossos”, ressalta.

Segundo o neurocirurgião, a toxina corrige a postura do paciente e melhora a mobilidade para realizar atividades comuns, como vestir uma camisa ou fazer a higiene pessoal, por exemplo. “A gente aplica e melhora a qualidade de vida do paciente e ainda previne deformidades”, informa. Na maioria dos casos, o tratamento com a toxina necessita de retornos do pacientes ao médico para nova aplicação, a cada quatro ou seis meses.

O neurocirurgião André Motta atende mensalmente no HC (Foto: Cássia Veras)
Neurocirurgião André Motta atende mensalmente no HC (Foto: Cássia Veras)

Para Vera Machado, mãe de paciente que recebeu o medicamento, o tratamento proporcionou qualidade de vida ao filho. “Ele já tinha feito tratamento antes, mas, por causa de alguns problemas nossos, deixamos de trazê-lo. Ele piorou muito, então decidimos que não poderia ficar sem o tratamento e reiniciamos esta semana. Sei que ele vai voltar a realizar algumas atividades que já não fazia mais”, conta.

Como ter acesso?

O paciente que deseja receber o tratamento precisa agendar a consulta no Serviço de Atendimento Médico Especializado (Same) do HC. Para o agendamento, são necessários o encaminhamento médico que indique a necessidade do tratamento, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), o cartão da Fundação Hospital do Acre (Fundhacre) – que pode ser emitido no próprio HC – e um documento com foto.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter