consciência

Transmissão ao vivo abre Semana do Trânsito 2020 no Acre

Todo ano, no mês de setembro, entre os dias 18 a 25, é realizada a Semana Nacional de Trânsito (SNT), instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, com objetivo de conscientizar todos os envolvidos no trânsito, buscando diminuir o número de acidentes.

O tema da SNT 2020 é “Perceba o risco, proteja a vida” Foto: Ana Flávia/Detran/AC

Em 2020, por causa da medidas de isolamento social provocadas pela pandemia da Covid-19 foi preciso inovar. Por isso, no Acre, a abertura da SNT, nesta sexta-feira, 18, foi realizada por meio de uma live transmitida pelas redes sociais do Departamento de Trânsito no Acre (Detran/AC).

Com o tema “Perceba o risco, proteja a vida”, o Detran do Acre montou uma grande estrutura com apresentações musicais, teatro, falas de representantes de instituições ligadas ao trânsito.

Apresentado pelo jornalista e servidor do Detran, Eduardo Gomes, a abertura contou com uma mensagem do governador Gladson Cameli, que por meio de um vídeo afirmou que o governo se esforça diariamente para tornar o trânsito cada vez mais seguro no Acre.

Apresentação musical e teatro fizeram parte do evento de abertura online da SNT 2020 no Acre Foto: Ana Flávia/Detran/AC

Durante a live, uma peça teatral foi apresentada pelos educadores de trânsito do Detran com base no tema da SNT 2020, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O diretor de Operações do Detran, José Tanaca reforçou a necessidade de cada um fazer a sua parte para que mortes sejam evitadas no trânsito.

“O Brasil ocupa o 5º lugar entre os países que têm mais acidentes de trânsito no mundo, 90% é falha humana. Por isso, o Detran reafirma o compromisso de seguir trabalhando a conscientização sobre o que podemos fazer no trânsito para salvar vidas”, enfatizou.

Também participaram da live a superintentente do RBTrans, Sawana Carvalho, a coordenadora do Projeto Vida no Trânsito da Prefeitura de Rio Branco, Marcelina Moraes e o sub-comandante da Polícia Militar do Acre, Ten. Cel. Luciano Dias.

Programação

A Semana Nacional de Trânsito até o dia 25, por meio das redes sociais do órgão. Além da massificação de campanhas educativas, o Detran/AC vai transmitir a roda de conversa “O agente de trânsito e seu papel em educar”, na quarta-feira, dia 23 de setembro às 16h. E na sexta- feira, 25, às 16h, o tema debatido será “A percepção de riscos no trânsito, a importância de desenvolvê-la”. Acompanhe ao vivo pelas redes sociais @DetranAcre.