Transformando os artesãos acreanos em empreendedores

Projeto Comprador realiza rodada de negócios entre artesãos acreanos e empresários de todo o país

projeto_comprador_foto_angela_peres_01.jpg
projeto_comprador_foto_angela_peres_07.jpg

Projeto Comprador aproxima artesãos e empresários que compram os trabalhos produzidos no Acre durante rodada de negócios (Foto: Angela Peres/Secom)

Começou dia 19 e vai até o dia 21 de maio o Projeto Comprador, uma rodada de negócios entre artesãos de todo o estado do Acre e empresários vindos de diversas partes do Brasil. O projeto é uma realização do Sebrae, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Esporte Turismo e Lazer (Setul). O objetivo é triplicar o volume de recursos do artesanato estadual e transformar os artesãos em verdadeiros empreendedores.

Esse ano, o Projeto Comprador reúne nos pavilhões do Estádio Arena a da Floresta 96 artesãos oriundos de cooperativas, associações e atividades individuais, de cinco regiões do estado: Juruá, Alto Acre, Tarauacá, Baixo Acre e Envira. Eles estão recebendo a visita e negociando seus trabalhos com 26 empresas convidadas para uma rodada de negócios durante o evento. A organização já comemora o número de participantes, que dobrou em relação ao ano passado.

Com essa iniciativa, torna-se cada vez mais forte o vínculo comercial do artesanato acreano. O estado do Acre sozinho não tem capacidade de consumir todos os produtos de sua rede de artesanato, assim, o Projeto Comprador vem com o intuito de transformar todos os artesãos em fornecedores das outras regiões do país, dando maior vazão a produção. "Nosso objetivo é realizar um volume de negócios de R$ 300 mil", explica Aldemar Maciel, coordenador do projeto pelo Sebrae.

Negociando a arte

Atualmente, o Governo do Estado criou e investiu em 3 unidades produtivas, aumentando consideravelmente a produção do artesanato da nossa região. Além disso, outros municípios possuem suas próprias unidades produtivas incentivadas pelas prefeituras, como Rio Branco. Tudo isso resulta no aumento do potencial de negócios, além de uma diversidade artesanal ainda maior. "Nosso maior objetivo aqui é transformar os artesãos em empreendedores, aumentando ainda mais a diversidade na região de produtos, formas, cores e usos", conta Aldemar.

projeto_comprador_angela_peres_10.jpg

Programa do Artesanato Acreano garante mais qualidade às peças produzidas na região
(Foto: Angela Peres/Secom)

A busca da consolidação do artesanato como uma atividade econômica já acontece há bastante tempo. E essa profissionalização do artesanato acreano colhe cada vez mais frutos. No ano passado, três acreanos foram vitoriosos no Prêmio Sebrae Top 100. Vanessa Rodrigues, representante da Secretaria Estadual de Esporte Turismo e Lazer, valoriza a parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae. "Muitos desses artesãos aqui hoje não tinham nem um salário mínimo, e hoje são verdadeiras histórias de sucesso. Não estamos formando simplesmente artesãos, mas consultores".

Antônio Galdino é um dos artesãos que estão expondo seu trabalho, animais da região talhados em madeira, durante o Projeto Comprador. Galdino, que é de Feijó e trabalha de forma individual, participa pela primeira vez do evento e está bastante feliz com as novas possibilidades que se abrem. "Estou com grandes expectativas, é realmente uma ótima iniciativa", diz sorridente.

O projeto é uma realização do Sebrae, em parceria com o Governo do Estado do Acre, através da Setul, e conta com o apoio da Fundação Banco do Brasil, Tam Linhas Áreas e o Uol – Universo Online.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter