Tranquilidade e manifestações populares marcam o fim das eleições no Acre

Fechamento das urnas eletrônicas e começo da contagem de votos deixam ansiosa a população

fechamento_urnas_gleilson_miranda_0705.jpg

fechamento_urnas_gleilson_miranda_0714.jpg

No fechamento das urnas, equipe do TRE emite impressão do resultado de cada uma na presença dos fiscais (Fotos: Gleilson Miranda/Secom)

O encerramento das eleições 2010, nesse domingo, 3, às 17 horas, foi marcada pelo mesmo sentimento que dominou todo o dia de votação, o da tranquilidade. As seções tiveram seus portões fechados pontualmente. Foram distribuídas senhas para as pessoas que ainda estavam dentro dos espaços de votação. Mesmo após às 17 horas, a lei garante que nenhum eleitor dentro de sua seção perca o direito de exercer seu voto.

O fechamento das urnas se dá em cada seção após todos os eleitores presentes finalizarem suas votações. A equipe técnica do Tribunal Regional Eleitoral então realiza a impressão dos resultados das urnas, dando cópias para os fiscais de partido presentes e detendo uma para si. Logo, uma equipe do TRE passa para colher os resultados em mídia e leva para o centro de apuração mais próximo, onde os votos finalmente são contabilizados e imediatamente repassados ao TRE.

A população aprovou o processo eleitoral desse ano. "Tudo bem calmo, tranquilo, e fui muito bem recebida pelos mesários da minha seção", conta Francisca Bessa, de 57 anos. Já a senhora Maria José, de 77 anos, também fez questão de votar. "Não preciso vir mais, mas voto do mesmo jeito. Porque quero exercer meu papel, quero ver o Brasil mudar pra melhor, e quero contribuir com isso".

Segundo o TRE, o Acre possui 1.457 seções. 64 seções terão seu resultado transmitido via satélite para agilizar a apuração de votos. E ainda 40 seções serão transportadas via helicóptero, com o apoio da aeronáutica.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter