Trabalhadores terão núcleo de atendimento no próprio município

Parceria entre Governo do Estado, Caixa Econômica, Sebrae, Amac e prefeituras garantiu a instalação de núcleos de atendimento em 20 cidades onde não havia o serviço

nat_foto_gleilson_miranda_01.jpg

Secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia apresentou o funcionamento dos núcleos aos prefeitos (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A partir desta quarta-feira, 1º de abril, os trabalhadores de todos os municípios do Acre não precisarão mais se deslocar até a capital para solicitar a emissão de documentos trabalhistas ou dar entrada em benefícios. O Governo do Estado, a Superintendência da Caixa Econômica Federal, Associação dos Municípios do Acre (Amac), Sebrae, Instituto Dom Moacyr e os prefeitos assinaram nesta terça o Acordo de Cooperação Técnica que cria e regulamenta as atividades dos Núcleos de Atendimento ao Trabalhador (NAT).

Os núcleos já estão prontos para receber os trabalhadores e os servidores foram treinados para o trabalho. Os serviços disponíveis são: recepção de documentos para habilitação do benefício Seguro-Desemprego, inscrição de trabalhadores, emissão de Carteira de Trabalho, emissão do Cartão Cidadão (com o qual o trabalhador poderá receber os benefícios em casas lotéricas e postos de atendimento da Caixa) e inscrição nos cursos de qualificação profissional que serão oferecidos através da parceria com o Sebrae e o Instituto Dom Moacyr.

nat_foto_gleilson_miranda_04.jpg

Vice-governador César Messias assina Termo de Cooperação com os prefeitos (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

“O custo benefício deste trabalho é extremamente positivo, considerando que os trabalhadores não serão mais obrigados a se deslocar até a capital. Não havendo mais a necessidade de sair do município toda a renda do seguro-desemprego e dos benefícios que o trabalhador receber serão gastos no próprio município, movimentando também a economia local”, disse Heloísa Pantoja, gerente estadual de Mobilização pelo Trabalho.

Rio Branco e Cruzeiro do Sul são os dois únicos municípios que não assinaram o acordo, pois já contam com o serviço de atendimento ao trabalhador implementado. Na capital há dois postos, sendo um localizado no Segundo Distrito. Juntos, eles atendem em média 400 trabalhadores por dia.

Para o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, César Dotto, o maior ganho é o respeito aos trabalhadores. “Eles terão acesso mais fácil aos benefícios que têm direito. Muitas vezes alguns ficavam sem receber porque não tinham como reivindicar. Esta é uma parceria muito importante que o Governo do Estado firma”.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Carlos Sasai, ressaltou a importância da ação de Governo lembrando o impacto da Br 364, que vai interligar os municípios  do Estado. "É necessário pensar em capacitações para os trabalhadores que estão no interior, pois a economia será bem mais movimentada e vai exigir essa capacitação”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter