bem-estar

Trabalhadores do Depasa são atendidos em campanha de vacinação e prevenção em saúde

Com o objetivo de continuar zelando pela saúde e bem-estar dos servidores públicos, o governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), iniciou nesta segunda-feira, 23, nova campanha de vacinação e prevenção em saúde para os trabalhadores do Depasa.

Governo do Estado e Prefeitura de Rio Brando realizam campanha de vacinação e prevenção em saúde para trabalhadores do Depasa. Foto: Clemerson Ribeiro/Depasa

A ação, realizada em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), disponibilizou vacinas contra a gripe influenza e hepatites; aferição de pressão e teste de glicemia, além de testes rápidos para hepatites, HIV e sífilis.

A diretora-presidente do Depasa, Waleska Bezerra, ressaltou a importância da ação no ambiente do trabalho: “É uma forma de cuidar melhor da saúde desses trabalhadores essenciais, que estão sempre prontos para levar os serviços do Depasa à população”.

Para Ângela Gomes, servidora do Depasa,  as campanhas de prevenção no local de trabalho são uma facilidade a mais. “Muito bom para todos nós. Costumo fazer exames a cada seis meses e, estando aqui no trabalho, já facilita bem”, disse.

ação também será realizada nas cidades do interior. Foto: Clemerson Ribeiro/Depasa

Coordenadas pela Divisão de Serviço Social e Divisão de Segurança no Trabalho, as campanhas de vacinação e prevenção em saúde integram o calendário de atividades anuais do Depasa e, desde 2020, devido à situação de pandemia, vêm sendo intensificadas.

Em 2020, em parceria com o Sesi, o Depasa disponibilizou testes rápidos  de Covid-19 a todos trabalhadores da autarquia. Além disso, campanhas de vacinação são realizadas sempre que necessário e, anualmente, a campanha Outubro Rosa chama a atenção para a prevenção em saúde da mulher, enquanto que um mês depois a ação Novembro Azul alerta para a importância de prevenção da saúde do homem.

Servidor do Depasa desde 2014, Eléssen Costa sempre participou de todas as campanhas. “Desde criança, minha mãe me ensinou e ajudou a prevenir doenças, não importa a idade.  Hoje estamos numa pandemia, uma situação de risco, então precisamos nos cuidar mesmo”, enfatizou.

Vários tipos de exames são disponibilizados durante a campanha. Foto: Clemerson Ribeiro/ Depasa

Segundo a assistente social do Depasa, Terezinha Pereira, o objetivo é sempre alcançar todos os trabalhadores:  “Hoje iniciamos a campanha para os trabalhadores da sede e nos próximos dias a ação será estendida aos trabalhadores das unidades operacionais do Depasa. No interior, já estamos em conversa com as prefeituras para que possamos realizar a ação também nos municípios”, explicou.

A coordenadora do Programa Saúde da Família/Base da Prefeitura de Rio Branco, Vanessa Neri, chama a atenção para a importância da adesão dos trabalhadores às ações de prevenção: “É importante ter cuidado para evitar a disseminação de doenças, como as sexualmente transmissíveis, por exemplo. E, neste momento de pandemia, também manter a vacinação em dia”.