Processo de seleção e capacitação está sendo acompanhado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Indústria e Comércio
Mais de 700 acreanos já estão com empregos garantidos nas lojas do Via Verde Shopping, com inauguração prevista para o dia 8 de novembro. A previsão é que sejam gerados 2,2 mil empregos diretos e 5,5 mil indiretos. Lojas como Riachuelo, Bemol, Renner, Americanas, Marisa e Centauro já iniciaram o processo de seleção e capacitação dos colaboradores.
Todo processo está sendo realizado em parceria com o Governo do Estado, através do Departamento de Mobilização pelo Trabalho (DMT), órgão ligado à secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços, Ciência e Tecnologia (Sedict).
Para garantir mais oportunidade aos acreanos, o secretário Edvaldo Magalhães firmou parceria com o Senai, Sesi, Sesc, Senai, IEL, Ciee e outros, possibilitando a unificação dos bancos de dados, para facilitar o processo de seleção, oferecendo assim, mais oportunidade para os acreanos.
“Já temos contratos assinados e muitos trabalhadores estão no processo de qualificação. O Governo do Estado acompanha todo processo de perto. Firmamos parceria com outros órgãos, formando um banco de dados que facilitou a escolha das empresas e deu mais oportunidade para quem busca uma oportunidade de trabalho”, explicou.
O gerente regional da Riachuelo, Renato Cavalcante, que está em Rio Branco para assinar o contrato e capacitar mais de 100 colaboradores que vão trabalhar na loja, destacou a importância da parceria com o Governo do Estado, que segundo ele, facilitou o processo de seleção.
“Nós queremos agradecer a parceria com o Governo do Estado, através do DMT e do Sine. A atenção que nos deram e a organização do banco de dados foi importante e facilitaram nosso trabalho. Já estamos no processo de capacitação e assinando o contrato com os trabalhadores”, afirmou.
O processo de seleção e capacitação de trabalhadores continua. Muitos trabalhadores participam de capacitações em outros estados.
Oportunidade do primeiro emprego
“Hoje estou aqui realizando um sonho. Quando fiz meu cadastro no Sine não imaginava que conseguiria um emprego tão rápido. Hoje estou participando de uma capacitação já com contrato assinado. É uma grande oportunidade”, relatou a jovem Verusca Lima, de 20 anos.
Para o secretário Edvaldo Magalhães, a contratação de jovens pelas empresas, é fundamental para melhorar a qualidade de vida das famílias acreanas. “Essa oportunidade só é possível graças a decisão do governador Tião Viana. A instalação dessas empresas no Acre é fruto de muita dedicação e empenho do Governo”, disse.
Nas capacitações realizadas pelas empresas, os jovens são maioria, principalmente, aqueles que estão conseguindo seu primeiro contrato de trabalho. “Agora eles terão oportunidade de buscar novos sonhos”, destacou.
Sobre o Via Verde
O Via Verde Shopping foi projetado para ser um centro de compras e lazer completamente integrado com o meio ambiente. O empreendimento contará com seis âncoras, quatro megalojas, 133 lojas-satélites, um hipermercado, dois restaurantes, uma praça de alimentação com 14 lojas, além de quatro salas de cinema.
A expectativa é de grande fluxo de público, chegando a atingir a marca de 12 mil a 15 mil pessoas por dia, duplicando esse número nos finais de semana. A estimativa é que com a inauguração do empreendimento sejam gerados 2.200 empregos diretos e
5.500 indiretos.