Torneio de Xadrez Aberto do Brasil é realizado no Acre

Governador e presidente da Confederação Brasileira de Xadrez participaram da abertura do campeonato (Foto: Gleilson Miranda/Secom

“Se pudermos ocupar as escolas, as praças e até as calçadas com os nossos jovens jogando xadrez, será maravilhoso, pois teremos mentes mais críticas e preparadas para enfrentar os desafios da vida.” As palavras são do governador Tião Viana, na abertura do Torneio de Xadrez Aberto do Brasil – Cidade Rio Branco, que está sendo realizado pela primeira vez no Acre.

O evento, que conta com a presença dos competidores do Distrito Federal, Amazonas, Santa Catarina, Rondônia e Acre, é uma parceria entre o Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia (IMCF) e a Federação Acreana de Xadrez.

Serão três dias de competição, com seis rodadas. Ao final serão premiados os vencedores do 1° ao 5° lugar, um total de R$ 5 mil reais em prêmios. Os 24 participantes estarão disputando, além da premiação em dinheiro, duas vagas para a fase semifinal do Campeonato Brasileiro de Xadrez – 2017.

Em 2016, o Centro de Referência de Inovações Educacionais (CRIE), por meio do IMCF, ofereceu 10 turmas do curso de xadrez, sendo oito para iniciantes e duas do nível avançado.

A Federação Acreana de Xadrez leva oficinas para o Bujari, Capixaba, Senador Guiomard, Epitaciolândia e Brasileia. O presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Darci Lima, participou do evento e falou sobre a importância de expandir a prática do esporte no estado.

“A confederação apoia e incentiva a expansão do xadrez nos estados. Para nós, é uma honra ver o Acre realizar esse torneio pela primeira vez. É o início de muitas histórias de grandes enxadristas que a região pode formar. O xadrez é mais que esporte, é uma ciência, uma arte que vai transformar o modo de pensar dos jovens”, disse Darci Lima.

Federação de Xadrez homenageou o governador pelo apoio à prática (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Durante o lançamento do torneio, o governador Tião Viana e o coordenador do CRIE Alessandro Nasserala receberam uma placa de homenagem da Federação Acreana de Xadrez como incentivadores e apoiadores do esporte no Acre.

“É um passo muito grande que está sendo dado nesse momento para o xadrez no Acre, e para poder isso acontecer teve toda uma maturação. Quando o governador pensou em instalar o CRIE ele disse: ‘Eu quero xadrez aqui’. E vejam até onde nós chegamos dois anos depois: vamos disputar duas vagas em um campeonato nacional”, disse Nasserala.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter