Títulos definitivos serão entregues aos moradores do Bahia Nova na quarta-feira

O título definitivo é a etapa final da regularização fundiária (Foto: Arquivo Secom)
O título definitivo é a etapa final da regularização fundiária (Foto: Arquivo Secom)

O governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Acre (Iteracre) realiza a entrega de títulos definitivos das propriedades do Bairro Bahia Nova na quarta-feira, 23, na Escola Francisco de Paula Leite Oitica Filho. São 800 títulos a serem entregues aos moradores, que foram atendidos nos últimos seis meses pelas equipes de regularização fundiária.

O Bahia Nova recebeu ocupação espontânea a partir da década de 80 e com a fixação de cidadãos no local, consolidou-se como bairro. Ele faz parte do Complexo da Baixada, que compreende outros bairros como: Bahia Velha, Airton Sena, Pista e Alto da Glória. Essas áreas estão recebendo grandes investimentos por parte da gestão estadual e municipal por meio de programas de infraestrutura, como o Ruas do Povo e saneamento.

Na manhã desta segunda-feira, 21, a equipe do Iteracre está no bairro mobilizando a população para o marco legal. “O bairro está sendo valorizado, pois está sendo atendido pelos principais pilares, que são a infraestrutura e urbanização, o social e ambiental. E por fim o jurídico, por meio da legalização e dos documentos, que legitima o projeto e entrega aos moradores mais dignidade e qualidade de vida”, destaca o diretor-presidente do Iteracre, Glenilson Figueiredo.

Os proprietários vão receber os títulos já registrados em cartório gratuitamente. “O registro em cartório custaria de 8 a 10 mil reais para esses moradores, mas eles já vão receber tudo prontinho. Se quiserem, já poderão ir ao banco atrás de financiamentos para melhoria de sua casa, que era impossível sem esse documento”, explica Figueiredo.