"Reafirmo o meu compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento do Estado e pelo bem do nosso povo”, disse o novo governador do Acre fazendo deferência aos seus antecessores, Jorge Viana e Binho Marques
O médico infectologista Tião Viana tomou posse como governador do Acre neste sábado, 1, na Assembleia Legislativa e, no Palácio Rio Branco, recebeu a Faixa Governamental de Binho Marques. Em sessão solene presidida por Edvaldo Magalhães, Tião Viana e César Messias, vice-governador empossado, fizeram o compromisso constitucional de governar o Acre bem obedecendo aos princípios jurídicos
"Estou muito orgulhoso de tomar posso como governador do meu Estado. Reafirmo o meu compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento do Estado e pelo bem do nosso povo”, disse o novo governador do Acre fazendo deferência aos seus antecessores, Jorge Viana e Binho Marques, os quais, segundo ele, resgataram o Estado e o deixaram pronto para um novo ciclo de desenvolvimento, prosperidade e justiça social. “Nosso desafio é transformar esse bem conquistado em superação. Não tem como pensar o amanhã do Acre sem antes pensar o presente”, disse. E completou: “vamos trabalhar juntos. E vamos vencer, se Deus quiser”. Ex-senador da República, Tião Viana foi eleito governador do Acre no primeiro turno das eleições 2010 com 50,51% dos votos.
Pelo menos cinquenta mil pessoas, nos cálculos do comando de policiamento metropolitano da PM, tomaram o Centro de Rio Branco para assistir a tradicional queima de fogos na passagem do ano e a posse de Tião Viana. Para que ninguém perdesse nem um ato da festa, dois telões foram instalados na região e a TV Aldeia transmitiu ao vivo todos os detalhes da cerimônia. A festa começou por volta das 21h com shows musicais da Orquestra do Maestro Sandoval, Álamo Kário, Carlinhos Bahia, Banda Zueira e Sandra Melo em palcos instalados no Mercado Velho e no Calçadão da Gameleira.
Em seu último discurso, Binho lembrou das fases de seu governo. O primeiro ano foi de planejamento e os três restantes, de muito trabalho. O ex-governador agradeceu o apoio de secretários, assessores e colaboradores, fazendo menção especial ao trabalho dos deputados que ajudaram a aprovar todos os projetos encaminhados pelo Poder Executivo à Assembleia Legislativa –mas principalmente o apoio da população, cuja maioria, segundo consulta do Ibope divulgada recentemente, deu nota de 8 a 10 ao avaliar o governo Binho Marques. “O povo acreano foi muito gentil com este governo”, disse Binho Marques. Ele irá estudar em Brasília, onde defenderá tese de doutorado a partir dos doze anos de gestão da Frente Popular do Acre no governo do Acre.
O primeiro ato de Tião Viana como governador foi visitar o Pronto Socorro de Rio Branco. Na cerimônia de posse e transmissão da Faixa Governamental estiveram presentes familiares do ex-governador Binho Marques e de Tião Viana.
Galeria de Imagens