Tião Viana reconhece a importância dos trabalhadores em saúde

Profissionais e voluntários envolvidos na guerra contra a dengue foram homenageados

governador_entrega_certificado_de_agradecimento_foto_sergio_vale_01mod.jpg
governador_entrega_certificado_de_agradecimento_foto_sergio_vale_7.jpg

A guerra contra a dengue foi a primeira ação de governo da gestão Tião Viana, lançada no dia 03 de janeiro por conta da epidemia da doença que atingia principalmente a capital acreana (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Com união e esforço conjunto a guerra contra a dengue teve batalhas vitoriosas. O governador Tião Viana iniciou esta semana agradecendo aos trabalhadores da saúde que se engajaram na luta contra o mosquito aedes aegpty e entregou certificados de reconhecimento.

A guerra contra a dengue foi a primeira ação de governo da gestão Tião Viana, lançada no dia 03 de janeiro por conta da epidemia da doença que atingia principalmente a capital acreana. Mais de mil trabalhadores foram envolvidos, incluindo 600 profissionais da área de saúde, além de 300 voluntários da Brigada Jovem e mais 200 da Fundação Bradesco. O resultado mais importante, segundo a secretária estadual de Saúde, Suely Melo, foi a redução do número de casos de dengue registrados. Na primeira semana epidemiológica (no início de janeiro) foram registrados 2,492 casos. Na 21ª semana, após uma queda de 95,59%, o registro foi de 110 casos.

“Nós queremos agradecer o trabalho e o empenho de vocês, que foi essencial para que esse resultado fosse vitorioso. Nós tivemos pessoas de todos os níveis e classes sociais nas ruas, orientando pessoas, trabalhando com um único objetivo que era reduzir o número de casos. Nós conseguimos e devemos isso a vocês”, disse a secretária.

O secretario de Saúde de Rio Branco, Osvaldo Leal, lembrou dados importantes sobre a ação: foram cinco meses de trabalho onde cada um dos 128 mil domicílios de Rio Branco foi visitado três vezes. “Essa foi uma estratégia vitoriosa e parte desse sucesso se deve ao empenho de vocês”, reconheceu.

Tião Viana falou da gratidão, o sentimento mais difícil e importante para o ser humano. “É preciso reconhecer. Saibam que o trabalho de vocês ajudou a salvar muitas vidas, de crianças, grávidas, idosos, levem isso no coração de vocês”, disse. O governador lembrou que no ano passado, na mesma época, a incidência da dengue era três vezes maior. “Isso significa que o trabalho de vocês foi determinante. Agora começa uma nova etapa, que é distribuir 25 mil tampas para caixas d’água e garantir o controle da proliferação dos mosquitos”, disse.

governador_entrega_certificado_de_agradecimento_foto_sergio_vale_20.jpg

O governador Tião Viana iniciou esta semana agradecendo aos trabalhadores da saúde que se engajaram na luta contra o mosquito aedes aegpty (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O programa de pavimentação de ruas, o Ruas do Povo, aliado as ações de saneamento básico que serão desenvolvidas principalmente em municípios com menos de 40 mil habitantes – para o qual o governo do Acre já tem garantidos R$ 50 milhões junto ao Governo Federal – vai, segundo o governador Tião Viana, ser um grande aliado no combate à dengue e outras doenças. “O acesso a água tratada reduz em 50% o índice de mortalidade infantil num prazo de quatro anos. E estamos trabalhando pra isso. Semana que vem inauguramos a adutora que vai garantir água 24h nas torneiras de 47 mil famílias do Segundo Distrito. Isso elimina também a necessidade de caixas dágua que podem ser criadouros para o mosquito da dengue”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter