Tião Viana prestigia posse dos novos dirigentes do TRE

Desembargador Pedro Ranzi assume como presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre

posse_no_tre_foto_sergio_vale_15.jpg
posse_no_tre_foto_sergio_vale_13.jpg

Posse dos novos dirigentes do TRE foi bastante prestigiada pelas autoridades e comunidade jurídica (Fotos: Sérgio Vale/Secom)

Tomaram posse nesta sexta-feira, 25, no Tribunal Regional Eleitoral para o biênio 2011/2013 o desembargador Pedro Ranzi como presidente, a desembargadora Izaura Maia como vice-presidente, a juíza de Direito Denise Bonfim como corregedora eleitoral. A nova direção do TRE/AC foi eleita pela Corte Eleitoral, por aclamação, na sessão do dia 8 de fevereiro.

O novo presidente do TRE assumiu a pasta se comprometendo a dar continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido. "Tenho um desafio de assumir o TRE após o desembargador Arquilau, que é bastante experiente, e com um processo eleitoral pela frente, com as próximas eleições municipais. Nós queremos aumentar o número de urnas e instalar sessões em localidades distantes e isoladas".

Para o governador Tião Viana, o TRE é um pilar fundamental na democracia do Estado.  "O Brasil tem a felicidade de ter um processo eleitoral que regula o processo democrático de escolha de seus representantes pelo povo e quando nós temos no Acre uma corte eleitoral nos moldes que se apresentam, pela qualidade, pela referencia ética, é um ganho. O desembargador Pedro Ranzi é a segurança de uma condução eleitoral ética".

O prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, também prestigiou a solenidade. "O processo eleitoral do Brasil é modelo no mundo e o TRE do Acre tem dado demonstrações de uma celeridade nesse processo de coordenação dos pleitos, na seriedade no trato dessas questões que fazem parte do processo democrático e a posse do desembargador Pedro Ranzi significa continuidade no trabalho que vem sendo desempenhado. Estou muito contente em participar desta solenidade porque são juízes, magistrados, que têm um largo papel de dedicação e trabalho prestado ao nosso Estado", declarou.

posse_no_tre_foto_sergio_vale_42.jpg

Novos dirigentes assumiram compromisso de dar continuidade ao trabalho ético e comprometido da corte no processo eleitoral acreano (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Sobre o presidente

Natural de Espumoso (RS), o Desembargador Pedro Ranzi nasceu em 29 de junho 1947. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Na cidade acreana de Cruzeiro do Sul foi Secretário Geral do Município em 1970 e Prefeito no ano seguinte. No âmbito acadêmico, coordenou o curso de Direito da Ufac e chefiou a assessoria jurídica da universidade.

Também atuou como assessor técnico administrativo do Tribunal de Justiça do Acre. Em fevereiro de 1988, foi nomeado a Juiz de Direito Substituto, atuando na 1ª Entrância na Vara Criminal da Comarca de Cruzeiro do Sul; na 2ª Entrância da 3ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco, além de coordenador do Juizado Especial Criminal da Comarca de Rio Branco e Juiz eleitoral da 9ª Zona.

Em junho do ano de 2005, assumiu como Desembargador do TJAC. Foi Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) durante 2005/2007 e Vice-Presidente do TJAC no biênio 2007/2009. Foi o último presidente do Tribunal de Justiça (2009/2011) e no ano de 2010 comemorou cinco anos de Desembargo. (Com informações do site do Tribunal de Justiça)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter