Tião Viana fala dos avanços obtidos nos 120 dias e desafios para os próximos meses de governo

“Observamos que o Estado está mais presente e que ele pode dar mais confiança para a população”, disse o governador

foto_gleilson_miranda_1_120dias.jpg
foto_gleilson_miranda_2_998967876sdf.jpg

De acordo com Tião Viana, o governo está se sentindo mais próximo das pessoas. “Nós estamos dialogando mais, ouvindo mais as pessoas para saber o que elas querem e precisam. E as respostas a tudo isso está ocorrendo de forma muito rápida” (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O Governador Tião Viana falou, no final da tarde desta quarta-feira, 11, durante entrevista coletiva à imprensa, sobre os avanços e conquistas registrados nos primeiros 120 dias de administração e sobre os desafios a serem enfrentados até o final de seu mandato.

A entrevista concedida pelo governador aconteceu no mesmo local onde acontece, desde a terça-feira, 10, o seminário de avaliação das ações e metas desenvolvidas pelo governo durante esses primeiros meses de administração.

De acordo com Tião Viana, o governo está se sentindo mais próximo das pessoas. “Nós estamos dialogando mais, ouvindo mais as pessoas para saber o que elas querem e precisam. E as respostas a tudo isso está ocorrendo de forma muito rápida”, disse o governador. Quanto aos desafios, Viana diz que é o desenvolvimento econômico, a industrialização, a geração de mais empregos e a garantia de renda para as pessoas. Contudo, o governador garante que o Estado está se preparando para vencer esses desafios, pois a industrialização já está ocorrendo no Acre. “As indústrias começam a se instalar dentro do Estado, a área de oportunidades de trabalho na cidade e no campo tem avançado muito e avançamos na área de geração de pequenos negócios”.

Com relação à geração de emprego e renda no campo, Tião Viana lembrou que o Acre está  passando a produzir bastante. Como exemplo, ele lembra que a média de produção de milho no Estado em 1999 era de apenas 5 mil toneladas ano, mas que, a partir deste ano, salta para 45 mil toneladas. Outro ponto forte na área rural é o que visa a plantação de árvores frutíferas para a ampliação da oferta de produtos como a manga, o abacaxi, o maracujá, o coco e o açaí. Todos esses, segundo o governador, devem dar uma nova oportunidade de industrialização, gerando mais emprego e renda.

Forte, também, é o trabalho que vem sendo executado no incentivo à ovinocultura. O governo adquiriu um lote de 8 mil ovelhas e carneiros reprodutores. O governo também investe na piscicultura, aumentando a capacidade de produção através da abertura de tanques para a criação de peixes e estruturando uma cadeia produtiva que vai movimentar a economia do Estado nos próximos anos. Há, ainda, o investimento na suinocultura.

“É uma outra realidade econômica que se criar no Estado porque a base da oportunidade do desenvolvimento econômico foi dada nos governos do Jorge [Viana] e do Binho [Marques]”, lembrou o governador.

Sobre a segurança pública, uma das áreas mais cobradas pela população, Tião Viana falou dos números positivos registrados já nesses primeiros quatro meses de governo. “Quando nos olhamos a redução dos assassinatos em relação ao ano passado em 50%, quando olhamos uma redução de 11% na incidência de assaltos ao patrimônio, quando observamos que já tivemos 34 prisões de estupradores de menores ou pedófilos, quando nós olhamos o trânsito que teve uma redução de 11% no número de vítimas fatais, quando olhamos uma redução forte nos índices de gravidade dos acidentes, observamos que o Estado está mais presente e que ele pode dar mais confiança para a população”.

Outra área também muito cobrada é  a da saúde pública. Viana lembrou que nestes quatro meses foram ampliados em 110% o número de leitos para internação nas unidades de saúde do Estado e que foi ampliado em seis o número de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Ele também falou das melhorias nas unidades, como o pronto-socorro da capital que foi totalmente reformado e ampliado. “Avançamos em mais de 70 mil atendimentos nas unidades básicas de saúde de Rio Branco", contou o governador. “Eu estou amplamente confiante que as áreas de sociais, as áreas de desenvolvimento econômico e de infraestrutura estão associadas a um avanço das políticas públicas do Acre”, assegurou.

Sobre o desempenho de seu secretariado, o governador garantiu que os responsáveis por cada área estão fazendo um esforço enorme. Ele se disse satisfeito com o desempenho de todos, mas quer que se faça um esforço ainda maior para que o governo consiga chegar mais próximo das pessoas para ouvi-las e para mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido por todos.

“Se você não transforma em informação o seu trabalho, termina que as pessoas não compreendem o seu sacrifício e o seu esforço para honrar a tarefa que lhe é dada e para honrar o compromisso assumido”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter