Programa Ruas do Povo vai pavimentar todas as ruas do Acre
Nazareno de Oliveira tem 13 anos, mas sabe dizer direitinho os prejuízos que a falta de uma rua pavimentada causava na vida dele. "A gente chegava à aula com a farda toda suja de lama, não tinha como andar de bicicleta, e para jogar bola era uma dificuldade. Agora ficou muito bom, com os tijolos é outra coisa", disse o adolescente, que mora no bairro Zenaide Paiva, em Feijó.
Jogar bola, andar de bicicleta e andar sem sujar os pés na lama podem parecer desejos pequenos, mas significam muito para quem mora à beira de uma rua que não tem pavimentação. Representam dignidade, direito de ir e vir, de brincar com os colegas, de botar uma cadeira na calçada no fim de tarde e conversar com os vizinhos, de ir à igreja no domingo ou ao trabalho todos os dias sem sacolas nos pés.
O programa Ruas do Povo, idealizado pelo governador Tião Viana ainda em campanha, tem mudado a realidade dos moradores de todos os municípios. O compromisso é, até o final de 2014, quando encerra o mandato, ter todas as ruas do Acre que nunca tiveram intervenção em sua infraestrutura, pavimentadas.
Nesta terça-feira, 4, o governador Tião Viana entregou mais três ruas pavimentadas em Feijó: a Buriti (871 metros), travessa Patuá (64 metros) e parte da travessa Coqueiro (129 metros). Na primeira etapa do programa serão entregues 14 ruas, num investimento de R$ 2,2 milhões. A ordem de serviço para a segunda etapa será assinada ainda este ano.
"Serão 58 ruas e mais 12,2 milhões investidos, o que vai representar todas as ruas de Feijó com pavimentação. É um trabalho que queremos iniciar ainda este ano, antes que as chuvas do inverno possam atrapalhar o andamento das obras", disse Gildo César, diretor do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa). Gildo lembrou que cada rua que recebe intervenção também ganha a estrutura necessária para a distribuição de água.
Para Expedida Rodrigues de Souza, com mais de 70 anos, a pavimentação da rua significa libertação. "No inverno eu ficava presa em casa durante todo período de chuvas, restrita a este cantinho aqui da varanda. Agora, não, posso sair de casa sem o perigo de cair, tropeçar na lama, me machucar. Isso é bom demais", comentou, empolgada.
O governador Tião Viana lembrou o compromisso assumido e pediu compreensão aos moradores que ainda não foram contemplados. "Nós temos até dezembro de 2014 para entregar todas as ruas pavimentadas, mas nem todas serão feitas nessa primeira etapa. Estamos trabalhando de forma incansável para oferecer mais qualidade de vida, mais dignidade para o povo do Acre. É isso que queremos, que uma idosa possa ter o direito de sair de casa, que uma criança possa brincar na rua, que o aluno não suje os pés de lama ao ir para a escola", disse.
Serão pavimentados mais de 650 quilômetros de ruas em todo o Estado.
Confira a galeria de imagens: