Tião Viana apresenta Carta-Consulta ao BNDES para novos investimentos no Acre

Parceria entre o Acre e a instituição já conquistou investimentos de mais de 1 bilhão de reais

dsxsdsc02210.jpg

Comitiva acreana participou da apresentação (Foto: Samuca Melo)

Acompanhado pela equipe da Secretaria de Planejamento, o governador Tião Viana foi pessoalmente apresentar a Carta-Consulta dos novos programas de investimentos que impulsionarão o crescimento econômico do Acre ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social. A proposta segue a linha de desenvolvimento focado nas maiores riquezas do Estado: sua biodiversidade e seu povo.

A comitiva foi bem recebida pelo presidente do BNDES, Luciano Coutinho, que assistiu à apresentação dos programas que preveem investimentos de aproximadamente R$ 400 milhões em três linhas específicas. A primeira é a infraestrutura, focada na urbanização e pavimentação, com drenagem de vias urbanas.

O planejamento inicial contempla a pavimentação de 225 quilômetros de vias em todo o Estado – sendo 115 em Rio Branco – e o alargamento e conclusão de avenidas importantes, como a Antônio da Rocha Viana até o Café Contri, por exemplo.

A segunda linha de investimento é voltada para a produção rural do Acre, no sentido de alavancar o que está sendo chamada de "criação da classe média do campo", com investimentos previstos para diversas cadeias produtivas importantes e criação de microagroindústrias, como a do suíno, do frango e do leite.

A terceira destina-se ao fortalecimento industrial do Acre. Essa etapa é o fechamento das mais diversas cadeias produtivas, que vai garantir a independência e emprego ao povo acreano. A proposta dessa linha de investimento beneficiará o fortalecimento e instalação de fábricas e indústrias no Estado, como a de filetagem de peixe e beneficiamento da fruticultura. Essa etapa ajudará também a consolidar a Zona de Processamento de Exportação (ZPE).

A Carta-Consulta – Programa Integrado de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre, Fase V, agora será analisada e credenciada pelos técnicos do BNDES. Em dois meses, estando tudo certo, os projetos serão apresentados ao banco e até agosto o Estado estará contratando a operação.

De acordo com o secretário de Planejamento do Acre, Márcio Veríssimo, que fez a apresentação técnica da Carta-Consulta, os técnicos do BNDES têm bom relacionamento com o Estado e, ao longo da construção dos projetos, vão ajustando os investimentos aos critérios do banco.

O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse que o projeto do Acre é referência nacional justamente pela integração entre diversas áreas. São obras que vislumbram o fortalecimento da cultura, da cidadania e da qualidade de vida.

“O Acre é reconhecido nacionalmente pelo seu Programa Integrado de Desenvolvimento Sustentável. O que o diferencia de outros Estados é que aqui todas as obras não são apenas de concreto e aço, mas tem conceito, que reflete o povo acreano e promove a cultura, a cidadania e a qualidade de vida” afirmou o secretário Marcio Veríssimo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter