Jornalista Leonildo Rosas assume a pasta a partir de agosto
O governador Tião Viana anunciou na manhã desta quarta-feira, 20, mudanças na Secretaria de Comunicação. Sai Mariama Morena, que ocupava o cargo desde o início do mandato, e entra Leonildo Rosas.
A mudança ainda não foi oficializada. Mariama continua no cargo até o fim do mês, quando Leonildo deve assumir em definitivo. Leonildo Rosas é acreano de Cruzeiro do Sul, tem 46 anos. Ele é jornalista e comentarista político. Foi um dos fundadores do jornal Página 20 e um de seus editores. Ele também é servidor público de carreira do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) há 27 anos.
Mariama Morena deixa o cargo a pedido. Ela afirmou que quer se dedicar a questões pessoais e à família e deve passar um tempo em São Paulo, onde tem parentes. O governador Tião Viana lamentou a saída de Mariama e elogiou o trabalho que ela realizou ao longo dos últimos sete meses à frente da Secretaria de Comunicação.
“Mariama deixa muita saudade e toda a alegria que ela construiu junto com a gente dentro desse trabalho”, disse o governador. “Nós convidamos o Leonildo Rosas para substituir a Mariama porque ele é uma pessoa que construiu a sua vida de jornalista nas redações acreanas, subiu todos os degraus do jornalista do Acre para chegar à condição de ser um articulador de imprensa, um editor, um colunista reconhecido na mídia impressa e na televisão”, afirmou Tião Viana.
Leonildo Rosas disse que aceitou o cargo porque acredita no projeto que a Frente Popular do Acre vem desenvolvendo no Estado nos últimos doze anos. “Esse é um projeto que fez, que faz e pode continuar fazendo muito bem para a história do Acre”, afirmou Rosas. Ele disse que o projeto de comunicação do Estado não é um projeto do secretário, mas um projeto do governador, das secretarias e do Estado. “Não há um projeto novo. Há uma nova forma de fazer.”
O futuro secretário de Comunicação disse que pretende desenvolver seu trabalho conversando e ouvindo os profissionais de imprensa e os órgãos de comunicação. Sobre sua atuação, ele disse que vai trabalhar “combatendo boato com fato, combatendo mentira com a verdade e abrindo as portas para o diálogo sempre e constante”. Mariama Morena fez questão de ressaltar que os motivos que a levaram a pedir exoneração do cargo foram de ordem pessoal. Ela negou que tivesse havido qualquer desentendimento com secretários ou mesmo com dirigentes da Cia. de Selva, empresa de publicidade que gerencia a mídia do governo do Acre.
“Chega um momento na vida da gente que temos de tomar decisões a respeito de nosso futuro. Esse é um cargo que requer muita dedicação, muito empenho e, várias vezes, a gente tem que sacrificar o convívio famíliar. Eu cheguei a um momento que não tinha como fazer esse sacrifício pessoal. Por isso conversei com o governador. Ele pediu para que eu ponderasse e pensasse com calma. Eu fiz isso, mas cheguei à decisão de que seria melhor me afastar da Secretaria de Comunicação”, explicou a secretária.