Tião Viana visita Tribunal de Contas do Estado e fortalece parceria institucional

Governador Tião Viana se reuniu para conversar com a atual presidente do TCE, Naluh Gouveia, e o futuro presidente, Valmir Ribeiro (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana realizou nesta sexta-feira, 16, sua tradicional visita de fim de ano ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), para, junto com os conselheiros, avaliar a gestão anual, fortalecer a parceria entre as instituições e levar seus votos de boas festas.

A visita também marca um momento de reconhecimento da gestão da conselheira Naluh Gouveia, que se despede da presidência do TCE este ano. O conselheiro Valmir Ribeiro assumirá a instituição durante 2017 e 2018.

Naluh Gouveia se despede do TCE (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O TCE é um tribunal administrativo. A instituição, ligada ao Estado, mas com atuação independente, é responsável por julgar as contas de administradores públicos e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores, bem como as contas de qualquer pessoa que der causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário.

O tribunal também é responsável por orientar os gestores públicos das esferas estadual e municipal no que for necessário para o desempenho correto da função.

Naluh Gouveia se despede da função satisfeita com o trabalho desempenhado. “Foi uma experiência muito tranquila. Estamos deixando novos sistemas de fiscalização, como o Licon [de licitações e contratos], que notifica todas as licitações do Estado em até 48 horas, e o Sicap, que nos dá condição de saber quantos servidores existem no Estado do Acre e onde estão lotados”, avalia.

Valmir Ribeiro assume o tribunal (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O novo presidente, Valmir Ribeiro, avalia positivamente o encontro com Tião Viana. “O governador sempre nos visita ao fim do ano e estamos felizes em recebê-lo. O TCE é um órgão do Estado e entendemos que temos que trabalhar unidos, com o tribunal dando sua contribuição dentro daquilo que as normais legais orientam”, conta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter