“Agora não precisa mais queimar e desmatar. E outra coisa: isso aqui vai durar anos. A produção vai aumentar e vai ser mais produtiva.” As palavras simples do produtor José Sonivaldo da Silva Rocha, em Cruzeiro do Sul, resumem bem a importância da aliar a mecanização com o calcário. O produtor representa uma das duas mil famílias que estão sendo beneficiadas com a ação de governo e recebeu a visita do governador Tião Viana na manhã desta segunda-feira, 3.
O produtor vai plantar milho, macaxeira, coco, melancia e feijão. “Agora eu posso alternar culturas e ter plantação o ano inteiro. A gente sempre sonhou com uma ajuda dessa e agora. que veio, está bom demais”, comentou. Segundo o secretário de Produção, Lourival Marques, o calcário corrige a acidez do solo. “O solo aqui é muito ácido e a terra está cansada. Fazemos a destoca, aradagem e a pulverização do calcário no solo, o que garante uma terra boa por até oito anos, reduzindo a pressão sobre o desmatamento e as queimadas”, disse.
O governador Tião Viana está feliz com a satisfação dos produtores rurais. No Juruá serão distribuídas quatro mil toneladas de calcário. “Eu acredito que a gente pode formar uma classe média rural, com tecnologia, com incentivo, com apoio à produção. Nós acreditamos nisso e por isso fizemos o esforço de adquirir 364 máquinas para todo o Estado”, disse.
O calcário é apenas uma das ações de governo voltadas para o crescimento do setor produtivo. A produção agrícola é uma das prioridades da gestão do governador Tião Viana. O calcário tem baixo custo (mas, no caso do Acre, requer um longo trecho de transporte, já que não é disponível na região), aumenta a eficiência da adubação, corrige a acidez do solo e atua como fertilizante.
Galeria de imagens